Circuito Brasileiro de Surf voltará a ser disputada no formato do WCT
Como já era prevista, a batalha pelas vagas na elite do surfe nacional será intensa neste ano, principalmente porque em 2008 o SuperSurf voltará a utilizar o formato de competição do WCT, com o grupo masculino caindo de 60 para 44 surfistas. Somente os 24 primeiros colocados serão mantidos na divisão principal e os outros vinte vão ser indicados pelos rankings de acesso da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). O principal deles é o da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino , que mudou metade dos dez surfistas que vai classificar para o SuperSurf 2008 na segunda das suas três etapas, encerrada no domingo (dia 1.o de julho) na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. O campeão da prova nordestina da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro, o paulista Renato Galvão, assim como o vice, o baiano Flávio Costa, estão confirmando suas permanências entre os 24 do ranking principal.
Mas um dos semifinalistas, o cearense Messias Félix, foi um dos cinco que passaram a aparecer na lista provisória dos top-44 com o terceiro lugar conquistado em Pernambuco. Além dele, também ingressaram na relação dos dez indicados pela Seletiva Petrobras de Surfe Masculino com o resultado da segunda etapa, o paulista Diego Santos, o potiguar campeão brasileiro de 1996, Joca Júnior, o baiano Alandreson Martins e o atual campeão catarinense Diego Rosa, que deixou a vaga que ocupava no ranking regional do Circuito Sul-Brasileiro para o paranaense Caetano Vargas.
Entre os cinco únicos que continuaram na lista está o catarinense Pedro Norberto, que também chegou nas semifinais em Pernambuco e assumiu a vice-liderança no ranking, atrás apenas do niteroiense Guilherme Herdy, novo número 1 na corrida pelo título brasileiro de 2007 da Divisão de Acesso da ABRASP. Os outros que permaneceram foram os cearenses Fábio Silva e Adilton Mariano e os catarinenses Davi de Jesus e Gustavo Santos, que caiu para a 18.a posição no ranking e passou a fechar o grupo dos dez indicados, isto porque oito que estão à sua frente já aparecem entre os 24 mantidos pelo SuperSurf 2007.
Começa pelo líder Guilherme Herdy, seguido pelo baiano Flávio Costa em terceiro lugar, o paraibano Jano Belo em sexto, os paulistas Renato Galvão e Hizunomê Bettero e o catarinense Jean da Silva empatados em sétimo, com outro catarinense, Guga Arruda, em décimo, além do pernambucano Sávio Carneiro, 14.o colocado na classificação geral das duas primeiras etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
Um dos cinco que saíram do grupo que aparecia na lista da Divisão de Acesso é o bicampeão brasileiro Jojó de Olivença, que caiu junto com o carioca Leandro Bastos para a zona de rebaixamento atualmente formada por 31 surfistas do SuperSurf 2007 que não estão conseguindo confirmar seus nomes em nenhuma das competições homologadas pela ABRASP. Cada integrante da elite nacional tem até quatro caminhos para se garantir no grupo dos top-44 do ano que vem. Se não ficar entre os 24 primeiros colocados no ranking principal e nem entre os 10 que sobem pela Divisão de Acesso, ainda pode buscar sua vaga pelo circuito do seu estado e também pelo da região onde mora, que também são qualificatórios para o SuperSurf 2008.
Nesta semana, o Circuito Nordestino realiza a sua segunda etapa na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no litoral sul das Alagoas, com o potiguar Fabrício Júnior, o pernambucano Alan Donato e o sergipano Walmir Neto defendendo no Pena Surf Pro Nordeste as três vagas da Associação Nordestina de Surf (ANS). E na próxima semana, a mesma Pena, marca de surfwear do Ceará, também patrocina a terceira etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro na Praia de Itacoatiara, em Niterói. No momento, o carioca Leonardo Trigo é o indicado pelo ranking da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e a competição também vale pontos para o Regional Sudeste, cuja vaga atualmente é ocupada pelo paulista Saulo Júnior.
SUL-BRASILEIRO – Enquanto as outras competições regionais ainda estão no início, o Circuito ABRASP Sul-Brasileiro 2007 já realizou sua oitava etapa. As três primeiras abriram a temporada no Paraná, mais duas foram disputadas no Rio Grande do Sul e a terceira em Santa Catarina aconteceu nos dias 16 e 17 de junho na Praia Brava de Itajaí. O joinvillense Jean da Silva venceu a terceira etapa do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro , o mais rico do país, assumindo a ponta do ranking estadual. No entanto, ele passou a garantir sua permanência na elite nacional pelo SuperSurf 2007, com a ótima atuação na terceira etapa em Ubatuba na semana seguinte, onde só parou nas quartas-de-final e pulou para a 16.a posição na classificação geral.
Por realizar o maior número de provas, o Circuito ABRASP Sul-Brasileiro 2007 é a única competição regional que vai indicar quatro surfistas para o SuperSurf 2008. O ranking paranaense já foi definido e Péricles Dimitri é o primeiro surfista garantido na elite do surfe nacional do ano que vem. As duas etapas do Circuito Gaúcho foram vencidas pelo catarinense Marco Polo e o gaúcho atualmente indicado pelo ranking estadual é Stefano Dornelles. O cearense Márcio Farney manteve a vaga do ranking catarinense e com a quarta colocação na grande final da etapa do Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Itajaí, o atual campeão catarinense Diego Rosa assumiu a vaga do Sul-Brasileiro, que agora voltou para o paranaense Caetano Vargas com sua entrada na lista dos dez que sobem pela Divisão de Acesso, conseguida na segunda etapa da Seletiva Petrobras em Pernambuco.
SUPERSURF DE UBATUBA – Mudanças também foram provocadas na terceira das cinco etapas do SuperSurf 2007, encerrada no domingo, dia 24 de junho, em Ubatuba. Entraram no grupo dos 24 que serão mantidos na elite nacional pelo ranking da Divisão Principal, o catarinense Jean da Silva (16.o lugar), o cearense Thiago de Souza (22.o) e o pernambucano Sávio Carneiro (23.o). Eles passaram a ocupar as vagas que eram do baiano Bruno Galini e dos cearenses Fábio Silva e Adilton Mariano. Os dois conterrâneos começaram bem com um quinto lugar na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Florianópolis (SC) e agora aparecem entre os dez indicados pela Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. Fábio Silva entrou no lugar de Jean da Silva e o Adilton acabou tirando o paranaense Alessandro Puga, que ocupava a décima posição. Já o baiano Bruno Galini foi parar na lista dos 31 surfistas que no momento estão perdendo seus lugares no grupo de elite do surfe nacional.
Veja abaixo a relação completa dos 44 surfistas que atualmente aparecem na lista provisória para o SuperSurf 2008:
TOP-24 DO SUPERSURF 2007 – após a 3.a das 5 etapas:
01: Jihad Kohdr (PR) – 2.010 pontos
01: Marco Polo (SC) – 2.010
01: Marcelo Trekinho (RJ) – 2.010
04: Renato Galvão (SP) – 1.860
05: Wagner Pupo (SP) – 1.760
06: André Silva (SC) – 1.730
07: Simão Romão (RJ) – 1.660
08: Peterson Rosa (PR) – 1.630
09: Odirlei Coutinho (SP) – 1.620
10: Daison Pereira (RS) – 1.610
10: Beto Fernandes (SP) – 1.610
10: Heitor Alves (CE) – 1.610
13: Flávio Costa (BA) – 1.530
13: Jano Belo (PB) – 1.530
15: Gustavo Fernandes (RJ) – 1.410
16: Jean da Silva (SC) – 1.330
17: Guilherme Herdy (RJ) – 1.300
17: Pedro Muller (RJ) – 1.300
17: Fábio Gouveia (PB) – 1.300
17: Hizunomê Bettero (SP) – 1.300
17: Lucinho Lima (CE) – 1.300
22: Thiago de Souza (CE) – 1.250
23: Guga Arruda (SC) – 1.220
23: Sávio Carneiro (PE) – 1.220
Os 10 da Divisão de Acesso – após a 2.a das 3 etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino:
25: Pedro Norberto (SC) – 2.o do ranking e o líder Guilherme Herdy já é um dos 24 do SuperSurf
26: Messias Félix (CE) – 4.o do ranking
27: Davi de Jesus (SC) – também em 4.o
28: Fábio Silva (CE) – 11.o lugar
29: Adilton Mariano (CE) – 11.o também
30: Diego Santos (SP) – 13.o
31: Joca Júnior (RN) – 14.o
32: Diego Rosa (SC) – 14.o
33: Alandreson Martins (BA) – 14.o
34: Gustavo Santos (SC) – 18.o
Os 4 do Circuito Sul-Brasileiro – após 8.a etapa – Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Itajaí:
35: Caetano Vargas (PR) pelo ranking regional do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
36: Márcio Farney (CE) pelo ranking catarinense das três primeiras etapas
37: Péricles Dimitri (PR) garantiu sua vaga pelo ranking paranaense já finalizado
38: Stefano Dornelles (RS) pelo ranking gaúcho das duas primeiras etapas
Os 3 do Regional Sudeste – após 3.a etapa – Maresia Paulista de Surf Profissional em Ubatuba:
39: Saulo Júnior (SP) pelo ranking regional do Rio de Janeiro e São Paulo
40: Leonardo Trigo (RJ) pelo ranking fluminense das duas primeiras etapas
41: Ricardo Ferreira (SP) pelo ranking paulista da primeira etapa
Os 3 do Regional Nordeste – após 1.a etapa do Circuito Nordestino em Pernambuco:
42: Fabrício Júnior (RN)
43: Alan Donato (PE)
44: Valmir Neto (SE)
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ABRASP