Ciro Simoni credita sua reeleição ao apoio do litoral norte
O médico, de 59 anos, nasceu em Porto Alegre, mas depois da formatura estabeleceu-se em Osório. No município, foi vice-prefeito e prefeito, entre 1985 e 1992. Em 1994, elegeu-se para o primeiro mandato no Parlamento gaúcho.
Ao avaliar a reeleição, o deputado destaca sua gratidão à comunidade de Osório, que lhe deu um aumento considerável de votos comparados à última eleição, e que isso lhe dará mais força para uma atuação baseada na ética, no trabalho e na honestidade, que sempre foram seguidas na sua vida política desde a primeira eleição. “Devo muito à minha comunidade e o esforço na continuidade do trabalho vai ser maior ainda”, garante.
Uma lei para o lixo tecnológico
Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa o projeto de lei de sua autoria, que institui normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico. Já sancionado pelo Poder Executivo, tornou-se a Lei 13.533/2010 e já está em vigor desde sua sanção, no dia 28 de outubro desse ano.
Prevenção do aneurisma de aorta
Outro projeto de sua autoria que se tornou lei é o que institui a “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Aneurisma de Aorta”, com duração de uma semana, a partir do dia 25 de outubro. O objetivo é a prevenção do aneurisma de aorta, “que é uma doença grave e silenciosa, mas que pode ser prevenida ou detectada precocemente, salvando muitas vidas”, explica o parlamentar.
“A informação e o conhecimento podem salvar muitas vidas, pois com o tratamento adequado, cerca de 98% dos pacientes ficam bem. Porém, quando o aneurisma de aorta se rompe, metade das vítimas morre de hemorragia interna sem conseguir chegar ao hospital. A aorta é a principal artéria do corpo. Ela nasce no coração, atravessa o tórax e o abdomem, dando origem a todas as artérias que levam o sangue aos diversos segmentos do corpo”, explica.
Votação
O deputado Ciro Simoni recebeu 35.477 votos nesta eleição, dos quais mais de 10 mil votos vieram de Osório. Recebeu votos em 253 municípios gaúchos, sendo que ultrapassaram os mil votos as cidades de Capão da Canoa (3.197), Porto Alegre (2.428), Mostardas (1.639), Rolante (1.510), Santo Antônio da Patrulha (1.223), São José do Norte (1.149), Maquiné (1.141) e Palmares do Sul (1.058).