Clube divulga nota repudiando o preconceito
O Grêmio divulgou em seu site oficial, nesta terça-feira, uma nota de repúdio ao movimento neonazista identificado na internet pela polícia em uma das torcidas gremistas. Segundo o delegado Paulo César Jardim, da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, grupos organizados que freqüentam o Olímpico aparecem em fotografias portando bandeiras com a suástica no lugar do símbolo gremista.
O clube sofreu atitude considerada racista há mais de um ano, no dia 5 de março de 2006, na partida contra o Juventude, em Caxias do Sul. O zagueiro Antônio Carlos, na época defendendo o time alviverde, fez supostos gestos racistas para o volante Jeovânio, ex-jogador do Grêmio. O caso parou nos tribunais e o jogador ficou 60 dias suspenso. Na época, o clube entrava em campo com uma faixa contendo os dizeres: “100% negro, azul e branco. Sou gremista, não tolero racismo”.
Confira a nota na íntegra
“Por um Grêmio sem preconceito.
O Grêmio é o clube com a maior torcida do Sul do Brasil, e o futebol é um esporte que prima pela democracia e a capacidade de sociabilidade.
Seus torcedores representam as mais diferentes etnias e credos.
Defendem as mais diferentes ideologias políticas e religiosas.
Pertencem às mais diferentes classes sociais, sem distinção de cor e condição financeira.
Todos unidos por uma paixão maior, que é o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
No momento em que seguidores se aproveitam de um suposto anonimato no meio da multidão usando o Grêmio para enaltecer ideologias preconceituosas, o clube se coloca contrário e à disposição da polícia para que estes indivíduos sejam punidos e banidos da convivência de outros torcedores.
É sempre bom ressaltar que a torcida gremista é formada, em sua maioria, por pessoas de bem, que vêem no futebol uma forma de lazer e de diversão, passando adiante uma idéia de convivência pacífica, como deve ser a relação humana.
Infelizmente, indivíduos incapazes de conviver socialmente existem em todos os lugares, em todas as áreas.
O Grêmio se sente vítima destes maus torcedores e afirma que disponibilizará todos os recursos para que todas as medidas legais sejam tomadas.”