Colegial de surf privilegiou surfistas com boas notas em Torres
O Billabong Colegial, evento estudantil de surf, que aconteceu no final de semana (20 e 21/9) na Prainha, em Torres, recebeu um bom público e os melhores surfistas colegiais do RS e de SC. As ondas boas marcaram presença e fizeram a alegria da moçada. Mais de 30 escolas de todo o RS estavam representadas por seus alunos, que com muita atitude buscavam o máximo em cada onda. Muitos apresentaram o boletim para mostrar boas notas, que davam vantagem ao surfista. Para receber o benefício tinham que ter no mínimo média 7 nas matérias. Teve surfista que mostrou o boletim e foi direto pra final.
Os destaques individuais do evento, ficaram por conta das atuações diferenciadas de João Macedo na Open, do catarinense Igor Arakaki na Júnior, de Bruno Carneiro, que fez duas finais, Eduardo Dapoian, Mariana de Bortoli, Marcos Costa e Matheus Hoffmeister. O surfista Kaian Bernardo, de Santo Antônio da Patrulha, vencedor do Von Zipper Air Show e multicampeão do colegial, saiu na frente em busca da vaga de Wild Card no Mundial Billabong Pro Jr 2009. Kaian conquistou o vice-campeonato da categoria, e só foi barrado pelo catarinense Igor Arakaki que surfou muito em todo evento. O catarinense também abocanhou a Kustom Best Wave.
Além da vaga no Billabong Pro Jr 2009 ao melhor gaúcho no ranking júnior colegial, a categoria oferece ao campeão do circuito, uma super trip de Snowboard para Bariloche, com tudo bancado. O surfista revelado pelo colégio Farroupilha na primeira edição do Billabong Colegial em 2000, João Macedo, saiu na frente na disputa pela passagem para Austrália, oferecida pela ABIC ( Associação Brasileira de Intercâmbio Cultural). Macedo surfou muito bem no evento inteiro, aplicando floaters funcionais e batidas muito bem valorizadas pelos juízes.
Kaléu Wildner vice-campeão da Open também mostrou bom surf. No domingo, dia das finais, estava perfeito, céu azul, altas ondas e nenhum vento. No final da manhã, o tempo fechou e choveu um pouco, mas o evento terminou tranqüilo. A premiação ocorreu no Hotel Farol, com mais de R$ 30 mil em prêmios, com muitos acessórios legais, roupas, mochilas, tênis, óculos, 7 pranchas e um bloco. A próxima etapa ocorre em 29 e 30 de novembro, em Torres.
Com a realização da X3 Marketing Esportivo e Prefeitura de Torres, o Billabong Colegial tem o patrocínio da Kustom, Von Zipper, Trip Brasil, Wolv Surfboards, ABIC e Trópico. O apoio é da Fundação Conesul, Ulbra Torres, FGS, AST, Revista Solto e Bora Bora Club. A promoção é da Revista Solto Colegial, Jornal Correio do Povo e Rádio Pop Rock.