Colheita da soja no Estado segue em bom ritmo

A soja não tem encontrado dificuldades para avançar em termos de área colhida, chegando nesta semana, conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar, aos 15% com as produtividades se mantendo nos mesmos níveis já divulgados. Ao contrário do que os técnicos poderiam esperar, tendo em vista os problemas na sua implantação, a atual safra se encontra bastante à frente dos anos anteriores, com um percentual de lavouras maduras e por colher bastante expressivo (30%), o que poderá provocar o encerramento da colheita antes do previsto, caso as condições meteorológicas se mantenham favoráveis à atividade.

A colheita do milho segue dentro da normalidade com os produtores alcançando um percentual de área colhida de 49%. Outros 21% já se encontram maduros e aptos à colheita. Em todas as zonas produtoras, sejam as mais aptas ou as menos tradicionais, o potencial apresentando por algumas lavouras que ainda devem ser colhidas, se situam acima dos patamares médios estimados recentemente.

Apesar do percentual de colheita do arroz se encontrar à frente da média em um ponto, a atual safra está em descompasso. Isso porque o percentual de lavouras maduras está em apenas 34%, quando o normal seria de 43% do total. Com as condições do tempo auxiliando o produtor, a colheita teve um impulso de dez pontos percentuais em relação à semana passada, atingindo 35% do total da área plantada no Estado.

A 2ª safra de feijão do Estado prossegue em bom ritmo e com desenvolvimento favorável até o momento. As condições meteorológicas têm sido satisfatórias para a cultura em todas as regiões produtoras. A evolução das fases da lavoura segue com normalidade, e a colheita que iniciou na semana anterior, já apresenta 4% da área concluída.

Na maioria das zonas de importância piscícola as condições predominantes do clima seguem favoráveis à atividade e os criadores estão otimistas em relação ao período de despesca e a comercialização, que tradicionalmente ocorrem próximo a Semana Santa.

Iniciam as colheitas da safra 2009/10 da batata-doce e do caqui. No município de Barra do Ribeiro, a batata-doce é de boa qualidade e a produtividade está em 14 t/ha em uma área de plantio de 300 ha. Na Serra, os frutos, de uma das mais importantes variedades de caqui, a Kioto se apresentam com ótimo aspecto e sanidade, porém com calibre aquém da média. Nesse momento está sendo concluída a colheita da variedade Chocolatinho.

Comentários

Comentários