Com medo? – Pastora Franciele Kogler Bartz
“Elias ficou com medo e, para salvar sua vida fugiu”.
1 Reis 19.3
O medo é um sentimento natural. Desde a infância, a vida é permeada por situações que geram medos, seja de perder pessoas da família, da escola nova e dos novos amigos, de construir novas amizades que podem desaparecer…
Crescemos e os medos não desaparecem. Podem, por vezes, até tornarem-se mais intensos à medida que avançamos em idade.
Com Elias não foi diferente. Após questionar a idolatria do seu povo, mostrando que os ídolos nada eram, o profeta foi ameaçado de morte pela rainha Jezabel. Temendo por sua vida, colocou-se em fuga. Afinal, o confronto, agora, envolvia as figuras mais poderosas do seu tempo: o rei e a rainha.
Foi nessas circunstâncias, oculto nessa caverna, com medo e em fuga, que Deus veio ao seuencontro, fazendo-lhe uma singela pergunta: “O que você está fazendo aqui Elias?”(v. 10)
Fragilizado e sentindo-se impotente, Elias procura apresentar as razões da sua fuga e do seu medo. Mas Deus não deixa o profeta preso em seu temor. De maneira singular, usando recursos da natureza, Deus conforta-o e encoraja-o.
Diante de Deus o medo não persiste, mas é vencido. De maneira semelhante, também nós podemos superar os medos que nos acompanham, na medida em que experimentamos a graciosa e bondosa presença do Pai por meio da fé em Jesus Cristo.
Isto, no entanto, não acontece sem lutas e sem tropeços.
Oremos: Amado Senhor, que o medo não conduza a nossa vida, como por vezes acontece, mas, sim, que experimentemos o teu guiar em todos os momentos. Amém!