Começa a 1ª Revoada a Torres

Na sexta-feira (14/11) começa a 1ª Revoada a Torres, um evento de aviação que acontecerá no Aeroporto Regional do Litoral Norte e que se estende até domingo (16). O objetivo da Revoada é tornar conhecido e movimentado o Aeroporto de Torres. A expectativa do Clube de Aviação de Torres (CAT), organizador do evento, é a participação de aproximadamente 40 aeronaves. Elas participarão de revoadas nos céus de Torres na sexta-feira às 18h, no sábado às 8h e no domingo às 14h. O patrono dessa primeira edição é Santos Dumont, considerado o pai da aviação.

Além de avistar os aviões nos céus da cidade, o público poderá chegar perto deles participando de pequenos grupos, orientados e acompanhados por estudantes de Turismo da Ulbra Torres. O acesso não é livre ao pátio interno do Aeroporto em função das manobras das aeronaves. Mas elas também poderão ser avistadas do Terminal de Passageiros e do lado de fora do Aeroporto.

O público ainda poderá visitar os estandes, a feira regional de artesanato e ficar de olho no céu para as demonstrações e shows aéreos. Também haverá apresentações de aeromodelismo. Já os mais aventureiros podem investir em vôos turísticos. Alguns vôos serão sorteados no sábado pela manhã e à tarde entre os visitantes do Aeroporto e pelo site www.aeroflight.com.br.

O dia de sexta é reservado à chegada das aeronaves. No turno da noite acontece a abertura solene, no De Rose Palace Hotel, com a apresentação do Coral da Ulbra. Depois segue uma palestra sobre Histórias da Aviação, com Enio Guzinski, do Aeroclube de Novo Hamburgo. O ciclo de palestras sobre aviação continua no sábado à noite.

No sábado e no domingo haverá atividades no Aeroporto de Torres para os pilotos já a partir das 7h. Uma programação especial foi elaborada para eles como as Conversas de Hangar com os pilotos Enio Guzinski e Luiz Mendonça, que têm muitas histórias para contar. O primeiro sobre os polêmicos vôos de contrabando e o segundo sobre os vôos entre os garimpos da Amazônia. Também haverá instruções especiais do Aeroclube de Novo Hamburgo, que estará presente com seis aeronaves. No sábado, a partir das 11h, acontece uma Reunião Festiva da Federação Gaúcha de Aeroclubes.

A realização é do Clube de Aviação de Torres e o Guarita Park Hotel auxiliou na organização. O evento tem o apoio da Prefeitura, Secretaria de Turismo do Estado do RS, Brigada Militar, Sindilojas, Rádio Maristela, Ulbra, De Rose Palace Hotel, Mercado Benetti e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte.

Ciclo de palestras sobre aviação e turismo

Durante a 1ª Revoada a Torres ocorre um ciclo de palestras sobre aviação e turismo, no De Rose Palace Hotel. A primeira palestra acontece na sexta-feira (14/11) após a abertura solene do evento que começa às 20h. Ela será sobre Histórias da Aviação, com Enio Guzinski, do Aeroclube de Novo Hamburgo. Guzinski é autor do livro Voando em um céu solitário. No livro, o autor narra a vida fascinante e muitas vezes trágica, nômade e aventureira de quem viveu em um céu azul e, às vezes, tempestuoso, acumulando mais de 26 mil horas de vôo ao longo de quatro décadas.

O ciclo de palestras continua no sábado às 20h30 com a palestra Projetos do CAT, ministrada pelo presidente do Clube de Aviação de Torres, Gerson Güths. Às 21h ocorre a palestra Transporte Aéreo Regional no Desenvolvimento do Turismo, com Lenora Horn Schneider, da Secretaria Estadual de Turismo, e às 22h, a palestra O vôo nos garimpos da Amazônia com o comandante Luiz Mendonça, escritor do livro com o mesmo nome. O autor narra a saga de um piloto que testemunhou parte da grande degradação que vem ocorrendo nos últimos quarenta anos num dos maiores ecossistemas da terra.

No sábado também haverá homenagens ao comandante Enio Guzinski e póstuma a Ercílio Caleffi, que era piloto e morreu em um acidente aéreo, em 1981, em Santa Catarina, devido ao mau tempo. Ele tinha uma empresa de táxi-aéreo em Porto Alegre e era instrutor de vôo, tendo ensinado muita gente a voar. Familiares dele participarão do evento e receberão um troféu feito por um artesão torrense.

Transporte coletivo até o Aeroporto

O Clube de Aviação de Torres informa que haverá transporte coletivo no sábado e no domingo (15 e 16/10) para quem quiser ir ao Aeroporto de Torres para participar das atividades da 1ª Revoada a Torres. Especialmente nesses dias estará atuando a Van do Lalo, com saídas da Praça XV, Centro de Torres, direto ao Aeroporto. A passagem custará R$ 2,00. Os visitantes ainda poderão contar com a Linha Normal da Torrescar, que faz Torres/Paraíso e Paraíso/Torres, sendo a ida pela Estrada do Mar e a volta pela Estrada Geral da Itapeva.

Van do Lalo

Sábado – Saída:

Praça XV Aeroporto
8:00     9:30
10:00    11:30   
14:00    15:00
16:00    17:00

Domingo – Saída:

Praça XV Aeroporto
8:00     9:30
10:00    11:30
14:00    15:00

Torrescar

Saída de Torres:

Sábado
7:20
8:40
11:50
14:30
17:30

Domingo
8:40
17:30

Programação da 1ª Revoada a Torres

Sexta, 14/11

Chegada de aeronaves no Aeroporto de Torres
18h – Revoada sobre Torres
20h – Abertura Solene com Coral da Ulbra (De Rose Palace Hotel)
20h30 – Palestra: Histórias da Aviação, com Enio Guzinski (hotel)

Sábado, 15/11

7h – Início das atividades no Aeroporto
8h Revoada sobre Torres
Demonstrações e shows aéreos
Passeios aéreos (opcional)
Feira Regional de Artesanato.
Conversas de Hangar com Enio Guzinski durante todo o dia (aeroporto)
11h – Reunião Festiva da Federação Gaúcha de Aeroclubes
20h30 – Palestra: Projetos do CAT, com Gerson Güths (hotel)
21h – Palestra: Transporte Aéreo Regional no Desenvolvimento do Turismo, com Lenora Horn Schneider (hotel) – Setur/RS
22h – Palestra: O vôo nos garimpos da Amazônia, com o piloto Luiz Mendonça
Homenagens:
Patrono – Santos Dumont
Especial – Enio Guzinski
Póstuma – Ercílio Caleffi

Domingo, 16/11

7h – Início das atividades no Aeroporto
Demonstrações e shows aéreos
Passeios aéreos (opcional)
Feira Regional de Artesanato
14h – Revoada sobre Torres
15h – Solenidade de Encerramento

Comentários

Comentários