Comissão apresenta programação da Semana Farroupilha 2011 de Torres
O vice-prefeito ainda manifestou a vontade de ver os dois CTGs existentes em Torres unidos. “Assim o Município poderia direcionar recursos, e teríamos um grande Centro de Tradições Gaúchas”, desejou. Ao se pronunciar o secretário Turismo, Comércio e Indústria Roniel Lummertz, falou sobre o tema, que este ano trata do Resgate das Famílias no Tradicionalismo, e sobre as atrações do evento. “Serão 11 dias de música, poesia, atividades campeiras e dança que se fundirão ao tradicionalismo, e em alguns momentos com programação casada com a Feira do Livro. Será uma bela festa”, ressaltou. O coordenador das Atividades Artísticas, Leandro Lopes, falou que as perspectivas são as melhores, principalmente quanto à participação. “Nós estamos esperando toda comunidade na XXIV Semana Farroupilha, inclusive para acampar no parque de exposições”, enfatizou.
O dirigente cultural Sergio Mello manifestou alegria ao retornar a organização da Semana Farroupilha e com a realização dos festejos em um Centro de Tradições Gaúchas. “O CTG é o local ideal para o culto as tradições gaúchas”, disse. Já o vereador José Ivan Pereira, que enquanto secretário de Turismo incentivou que a formatação do evento fosse discutida com todas as entidades que cultuam a tradição, afirmou que Torres está no caminho certo. “A programação foi definida com a participação de entidades envolvidas com a tradição gaúcha e certamente vamos resgatar as tradições”, ressaltou. Já o vereador George Rech desejou que mais segmentos da sociedade estivessem engajados na realização da Semana Farroupilha.
Os festejos da Semana Farroupilha 2011 tem início dia 10 e se estendem até 20 de setembro, com programação casada a partir do dia 16 com a 11ª Feira do Livro. A comissão da Semana Farroupilha 2011 é composta pela Prefeitura Municipal de Torres, por meio da secretaria de Turismo, Comércio e Indústria, comissão de CTGs e Piquetes do Município, com apoio do Brigada Militar, Ferema, Rotary Club, Corsan, Sesc/RS e Ulbra Torres. A expectativa é receber cerca 20 mil pessoas – entre visitantes, cavalarianos, invernadas, CTGs, piquetes e cultuadores da tradição gaúcha.
O lançamento da programação foi no Centro Municipal de Cultura e Artesanato e teve a participação de autoridades, tradicionalistas e representantes de diversos segmentos da sociedade. Entre o público destaque na plateia para o homenageado da Semana Farroupilha 2011, senhor Nilo Webber e o tradicionalista Ajos Dutra. Sindilojas e as escolas Mampituba e Governador Jorge Lacerda também assistiram à apresentação.