Comissão Estadual de Emprego aprova plano de trabalho da FGTAS
O Plano de Trabalho da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) para execução do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, no período que vai até junho de 2011, foi aprovado nesta sexta-feira (20). Participaram de encontro na sede da Fundação, em Porto Alegre, entidades de trabalhadores, empregadores e governamentais integrantes da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego (CTPE).
A presidente da FGTAS, Erli Terezinha dos Santos, destacou que o documento prevê o desenvolvimento de ações de intermediação ao emprego nas 146 agências FGTAS/Sine existentes no Estado, de realização da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre (PED/RMPA), da qualificação profissional gratuita e do encaminhamento do seguro-desemprego.
O planejamento foi configurado com base nos números da rede de atendimento ao trabalhador no ano de 2009. São metas para 2010 a captação de 123 mil vagas junto ao empresariado gaúcho, a colocação no emprego de mais de 71 mil desempregados, a habilitação de 336 mil seguros-desemprego e ainda a realização de 12 capacitações dos trabalhadores nas agências FGTAS/Sine. Quanto à qualificação profissional está previsto o atendimento das demandas por cursos dos municípios com população economicamente ativa acima de 14 mil pessoas e que não tenham sido beneficiados pelo Plano de 2009.
Na próxima quarta-feira (25), a presidente Erli dos Santos irá a Brasília entregar o Plano para a coordenação nacional do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que será, então, repassado para o Ministério do Trabalho para posterior assinatura em conjunto com a representante do Rio Grande do Sul.