Vida & Saúde

Comitê discute continuidade de medidas contra a gripe A no RS

O Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A (H1N1), instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos sobre a doença, realizou, nesta segunda-feira (14), o primeiro encontro do mês de setembro, no Centro Administrativo do Estado.

Além de uma análise da situação atual da gripe A no RS , o Comitê discutiu algumas medidas como a continuidade do gabinete de crise e do trabalho do Comitê Estadual e dos comitês municipais, a manutenção do incentivo ao Programa Inverno Gaúcho (em torno de 500 postos de saúde abertos até 22h) por mais 30 dias e a criação do Instituto Estadual de Estudos da Influenza, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.

Foi acertado ainda que no dia 5 de outubro, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, será realizada uma Oficina de Avaliação da Influenza no RS. De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, será uma oportunidade para discutir as lições da gripe A, o que foi aprendido e o que poderá ser melhorado se ocorrer a segunda onda da doença, em decorrência da chegada do inverno no Hemisfério Norte. Deverão participar do encontro integrantes do Comitê Estadual, gestores municipais e representantes dos hospitais do RS.

Comentários

Comentários