Comunidade luterana comemora Reforma Protestante
Naquela ocasião Luther, ou Lutero, fixou na porta da igreja do castelo de Wittenberg 95 teses sobre o comércio de indulgências, o perdão pelos pecados, dado mediante o pagamento de certa quantia em dinheiro; dinheiro este destinado a construção da Basílica de São Pedro, em Roma.
Considerado o marco do início da Reforma, a fixação das 95 teses por Lutero ocasionou a ruptura com a Igreja Católica e o surgimento de várias igrejas chamadas evangélicas ou protestantes ao longo das primeiras décadas do século 16.
Os luteranos chegaram ao Brasil com a imigração alemã a partir de 1824, onde se estabeleceram em São Leopoldo (RS) e Nova Friburgo (RJ). No litoral norte gaúcho os luteranos chegaram em 1826 sendo o primeiro pastor o alemão Karl Leopold Voges (1801-1893).
Em Osório a celebração ocorreu ontem, dia 30, no salão da Comunidade Evangélico-Luterana Martin Luther. A comunidade em Osório, associada a IECLB, foi criada em 1972. A outra comunidade luterana osoriense, ligada a IELB, foi criada poucos anos antes. Em muitas cidades gaúchas, de maioria luterana e com forte presença de descendentes de alemães, o dia de hoje é feriado municipal.
Saiba mais acessando
http://www.luteranos.com.br o portal da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
http://luteranosdeosorio.org , o portal da Comunidade Martin Luther, em Osório.