Consumidor pretende comprar pelo menos um presente no Natal
Segundo os dados apurados, 33% dos entrevistados querem diminuir os gastos com presentes este ano. Já 40%5 das pessoas ouvidas pretendem gastar o mesmo que no ano passado e 27% estão dispostos a gastar mais. Entre os que têm a intenção de dar um presente melhor ou mais presentes estão 29%. Entre os que querem diminuir as despesas com presentes, 35% alegaram estar endividados, 18% disseram estar desempregados e 17% pretendem economizar para adquirir outras coisas.
Para 63% dos 624 entrevistados, o preço é fator determinante para a escolha do local onde o presente será comprado. A maioria (86%) está disposta a pesquisar melhores condições de pagamento e valores menores. Entre os fatores mais importantes para a compra do presente de Natal estão a localização (36%) do comércio, as promoções (36%), a diversidade de produtos (33%) e a segurança do local (22%). A pesquisa indica que os locais preferidos para as compras devem ser os shopping centers (62%).
Entre as opções para escolha dos itens estão as roupas (77%), os calçados (50%) e perfumes e cosméticos (45%). As mães aparecem em primeiro lugar na lista de pessoas a serem presenteadas (56%), seguidos por filhos (53%), cônjuges (52%), pai (36%), amigos (22%) e namorados (20%). As formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores serão o dinheiro (50%), cartão de crédito parcelado (27%) e o cartão de crédito à vista (10%).
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, como o Natal sempre é uma época para presentear, as pessoas acabam se deixando levar por essa tradição e aproveitam para comprar presentes. “As pessoas vão comprar o mesmo número de presentes do ano passado, mas gastando mais porque a inflação está maior. O que acontece é que o brasileiro vai acabar encaixando esse gasto no seu orçamento via parcelamento de cartão de crédito”.