Correio do Povo é vendido para a Igreja Universal

Por meio do grupo Record, a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, comprou o jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Estado. O diretor administrativo da Empresa Jornalística Caldas Júnior, Carlos Ribeiro, afirmou que o negócio inclui o histórico edifício Hudson, situado na rua Caldas Júnior, no centro da Capital, onde funciona a redação do jornal desde 1946.

A venda do Correio para a Igreja Universal era motivo de especulação nos meios empresariais gaúchos desde o anúncio de que a rede controlada por Edir Macedo comprara a TV Guaíba e as emissoras de rádio AM e FM do mesmo grupo, no mês passado. A família Ribeiro, proprietária da Empresa Jornalística Caldas Júnior desde 1986, havia negado por diversas vezes a venda do jornal, cuja tiragem diária foi de 156.285 exemplares em dezembro, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Não houve anúncio oficial da inclusão do Correio do Povo no negócio, mas no meio da tarde de ontem o diretor-presidente, Renato Ribeiro, confirmou a venda a empresários gaúchos.

Também à tarde, o diretor Carlos Ribeiro comunicou ao diretor de Redação, Telmo Flor, a transferência de controle do grupo. O jornalista repassou a informação aos editores de área em reunião. O grupo paulista assume o Correio do Povo, a TV e as rádios na semana que vem.

O valor da operação não foi divulgado, mas as estimativas são de que o pacote total – jornal mais emissoras – gire em torno de R$ 100 milhões. Fundado em 1º de outubro de 1895, pelo jornalista Francisco Antonio Vieira Caldas Júnior, o Correio deixou de circular em 1984, por dificuldades financeiras. Voltou às bancas dois anos mais tarde, já sob controle do empresário Renato Ribeiro.

Um império de comunicações
Os interesses da Universal se estendem por TV, rádio e jornais, mas a Igreja não revela a abrangência completa de seus negócios:
> Pelo menos 21 emissoras de TV, distribuídas entre as redes Record, Mulher e Família
> Aproximadamente 80 emissoras de rádio AM e FM, incluindo a Rede Aleluia
> Jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (diário, não-religioso)
> Jornal Folha Universal (semanal, religioso)
> Revista Plenitude (mensal, religiosa)
> Portal Arca Universal (Internet)
> Editora Gráfica Universal (publicação de livros religiosos)
> Pelo menos quatro emissoras de rádio em Portugal e uma em Moçambique
> Somente a rede Record de TV e rádio tem 2.186 funcionários, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília
> A rede Record estuda o lançamento, ainda este ano, do canal de notícias 24 horas Record News, e deve contratar 300 pessoas para a nova operação
Obs: Não estão incluídas no quadro as recentes aquisições no Estado (TV e rádios Guaíba e Correio do Povo)

Comentários

Comentários