Da Série Paradoxos do Brasil – Os que tudo podem, tudo fazem!
Sabemos, até mais na alma do que no bolso, que a ULBRA, no Rio Grande do Sul é uma das mais caras que operam na lacuna deixada pela incompetência e inoperância do estado brasileiro que não garante o ensino superior gratuito e universal a todos os jovens egressos do ensino médio.
Como centenas de cidadãos eu tenho uma filha que estuda na ULBRA e sou obrigado a fazer negociações ao final de cada semestre para poder regularizar as parcelas atrasadas e conseguir matriculá-la para o semestre seguinte. Este semestre 2/09 graças a Deus é ultimo que ela cursa tendo em vista que concluirá o Curso de Serviço Social.
Formada vai se dedicar a acompanhar crianças e comunidades carentes o que já faz, mediante estágios não remunerados. E só para me “judiar” e “judiar” a milhares de pais iguais a mim leio a notícia de que quase uma centena de filhos e parentes de políticos estudam na Ulbra com bolsa que vai de cinqüenta a cem por cento de desconto.
Quer dizer os filhos de famílias políticas do estado brasileiro, por terem melhor formação no ensino médio, cursam a universidade pública gratuita e quando não conseguem por qualquer razão seus familiares políticos lhes conseguem acesso a ULBRA com isenção de mensalidades e até de matricula.
Enquanto isto os filhos de trabalhadores e cidadãos comuns tem que fazer milagres para que o filho consiga se formar.
A classe política do Brasil, tudo pode e tudo podendo tudo faz mesmo que os seus feitos que se estendem, pelos estados e pelos municípios seja uma foto sem retoques, da irresponsabilidade, da impunidade e da falta de vergonha dos políticos elitos para mandatos municipais, estaduais e federais desta República Paradoxal do Brasil.