Defesa Civil alerta para chegada de novo ciclone extratropical ao Estado

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil emite alerta, nesta segunda-feira (2), para a possibilidade de chegada de um novo ciclone extratropical ao Rio Grande do Sul. O fenômeno, que se forma entre o litoral norte do Estado e o sul de Santa Catarina, tem previsão de ocorrer de hoje até a madrugada desta terça-feira, atinguindo as regiões nordeste, metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. Desta vez, o deslocamento do ciclone deverá ser mais rápido, afastando-se para alto mar já na quarta-feira.

A previsão é de chuva forte, ventos intensos, mar agitado e possibilidade de alagamentos também nas regiões noroeste e norte do Rio Grande do Sul. No norte e noroeste, o acumulado de chuva deve ficar entre 50mm e 70mm, com as precipitações começando na noite desta segunda-feira e estendendo-se até terça-feira. No nordeste, que abrange a região metropolitana de Porto Alegre e o litoral norte gaúcho, o acumulado pode atingir 80mm, entre terça e quarta-feira.

A Defesa Civil adverte ainda para a ocorrência de ventos médios entre 50 km/h e 70 km/h, com rajadas entre 90 km/h e 110 km/h na região metropolitana e no litoral norte, onde há risco de ressaca, com mar grosso e ondas de 4 metros a 5 metros. No oceano, em áreas próximas à costa, o vento vai superar 100 km/h, com previsão de fortes temporais.

A partir dessas condições, a Defesa Civil recomenda à população em geral residente nas áreas de risco que evite ou tenha cautela ao sair à rua, pois telhas ou placas podem ser projetadas ao ar. Em razão das chuvas e ventos fortes, há possibilidade ainda de descargas elétricas, alagamentos e deslizamentos de terra. A navegação de pequenas e médias navegações também deve ser evitada.

A Defesa Civil alerta ainda para a possibilidade de destelhamento das residências, devendo a população procurar locais seguros, preferencialmente recintos de alvenaria com chapa de concreto – não havendo chapa de concreto, buscar permanecer abrigado, mesmo que seja sob mesas. É fundamental ainda que as comunidades mantenham-se atentas aos meios de comunicação para acompanhar o desdobramento do fenômeno, já que as informações difundidas baseiam-se em previsões.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa ainda que mantém serviço de plantão 24 horas e contatos podem ser feitos através do telefone (51) 3210-4219, disponível para esclarecimento de dúvidas e outras informações.

Comentários

Comentários