Geral

Defesa Civil intensifica trabalhos de auxílio no Litoral

O Governo do Estrado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, prossegue nos trabalhos de assistência às pessoas afetadas, de levantamentos de prejuízos e de avaliação de locais de risco em razão do ciclone extratropical que atingiu boa parte do Rio Grande do Sul entre a tarde de segunda-feira e a manhã desta quinta-feira (20).

Técnicos da Defesa Civil encontram-se em diversas localidades e municípios do Litoral Norte, região mais afetada pelo ciclone, para avaliação de danos e riscos. Em Capivari do Sul, na Estrada do Guará, uma ponte, que foi encoberta pelas águas, oferece perigo e terá sua estrutura avaliada.

Três Cachoeiras e Arroio do Sal decretaram situação de emergência. Itati e Tramandaí, onde há 20 moradores desalojados, remeteram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). Ainda há bairros alagados em Cidreira, e 15 pessoas desalojadas em Xangri-Lá, que registra danos em residências.

Apesar do arrefecimento das chuvas, a Defesa Civil reforça o monitoramento do nível dos rios. No Noroeste e na Fronteira Oeste, o rio Uruguai preocupa devido ao grande volume de água que vem dos afluentes de Santa Catarina, como o rio Pelotas. O fato de as barragens de Itá e Machadinho, daquele Estado, terem a constante necessidade de abrir suas comportas agrava, ainda mais, a situação de cheia. No Guaíba, a situação encontra-se dentro da normalidade, o mesmo valendo para o rio dos Sinos.

Segundo o chefe da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Alexsandro Goi, neste momento é importante que as comunidades das regiões ribeirinhas permaneçam atentas, na hipótese de uma eventual realocação, por conta das cheias. O oficial também recomenda a essas populações manter contato com as regionais da Defesa Civil e com os órgãos municipais. “Nossos técnicos estão orientados a estabelecer ligação com todas as estações de medições dos rios, bem como manter uma patrulha constante nas adjacências dos locais de risco, pois esse estágio do evento é silencioso e gradativo, o que traz perigo para os moradores das áreas ribeirinhas”, informa.

Previsão do tempo

A meteorologia prevê para esta quinta-feira (20) tempo nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas em áreas isoladas no Leste e no Nordeste. Nas demais regiões, a previsão é de parcialmente nublado com névoa úmida e seca no decorrer do dia.

Além disso, com o deslocamento do ciclone para o mar, a tendência é de que a temperatura baixe nos próximos dias.

Nível dos rios:

Rio/Localidade Nível em 19/5 Nível em 20/5  Normal Limite
Uruguai/Barra do Quaraí  2,93m  2,93m  3,00m   8,00m 
Uruguai/São Borja  5,90m  7,65m  5,20m  11,0m 
Uruguai/Uruguaiana  5,18m  4,92m  2,00m  8,00m
Guaíba/Ilhas  0,84m  0,90m  0,80m  1,84m
Sinos/São Leopoldo  4,80m  4,80m  4,50m  5,00m

Comentários

Comentários