Geral

Demarcação das áreas de surf é debatida em Tramandaí

O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister recebeu em seu gabinete a visita do Promotor de Justiça da Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos rios do Sinos e Gravataí, Dr. Daniel Martini e do Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Miguel Velásquez.

Durante a visita foram debatidas questões relativas ao cumprimento do acordo entre pescadores, surfistas e Município, no tocante a demarcação e sinalização das áreas de pesca e surfe.

Segundo o Promotor de Justiça, Daniel Martini, ‘Após o acordo que firmado com a presença de surfistas, pescadores e municípios, o próximo passo agora é fazer com que os municípios de fato elevem este acordo em nível legislativo, tornem esse acordo lei municipal para que as estruturas de fiscalização possam atuar adequadamente’.

O representante do Ministério Público disse estar surpreso positivamente com Tramandaí, sobretudo na fiscalização que foi feita recentemente já pelo grau de cumprimento desse acordo que foi feito. Em regra todos os prefeitos estão se comprometendo, não só em elevar este acordo em nível legislativo, como também em manter uma permanente vigilância sobre a  demarcação das áreas destinadas ora para uma atividade, ora para outra atividade, este é o empenho que estamos buscando dos municípios’.

Segundo o prefeito Anderson Hoffmeister, ‘O município de Tramandaí está adequado a questão e cumprindo o acordo feito’.

Acompanharam a reunião, o vice-prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, o Secretário Municipal de Pesca e Agricultura, Adilson Braz da Silveira, o Presidente da Plataforma Marítima de Tramandaí, Hélio De Camillis, o Diretor da Secretaria Municipal de Pesca e Agricutultura, Zaldir Dias e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Marcos Krumennauer.

Em Tramandaí a área total destinada para o surf é de 6000 metros e a de pesca, delimitada em 2500 metros. As áreas demarcadas para a prática de surf e pesca no município são as seguintes:

– Molhes da Barra: Proibido a prática de surf – existem três placas sinalizando o local

– Dos Molhes da Barra até a Plataforma Marítima: Proibida a prática de pesca.

– 200 metros, após a Plataforma Marítima até Nova Tramandaí, são destinados para a pesca – Proibido Surfar –  Nessa área, concentra-se a maior parte da placas de sinalização, pois as redes dos pescadores ficam presas neste local.

– Na Zona Sul, 3200 metros de extensão na orla são destinados para a prática de surf

ATENÇÃO: Em Tramandaí, todas as áreas estão devidamente demarcadas. Para evitar acidentes o respeito às sinalizações deve ocorrer, tanto por parte de surfistas e pescadores, como de banhistas, para garantir a diversão e o sustento de todos que usufruem do mar.

A Prefeitura de Tramandaí pede a colaboração da população, para que comunique à Secretaria de Pesca e Agricultura ou a Secretaria de Obras, quando avistarem placas sendo alvo de vandalismo ou caídas na orla, para que as mesmas possam ser substituídas o mais rápido possível. Denúncias ou comunicados podem ser feitos pelo telefone 51. 36849075.

Comentários

Comentários