Dengue: população deve redobrar cuidados com o calor

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), preocupada com a volta do calor, o que pode acarretar o retorno de um surto de dengue no Estado, intensifica as ações de prevenção da doença e controle do mosquito transmissor. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o Rio Grande do Sul possui 59 municípios com o mosquito Aedes aegipty.
 
A SES mantém uma equipe encarregada pelo acompanhamento dos programas municipais de combate à dengue em cada uma das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Também realiza, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, palestras e aulas de esclarecimento sobre a doença. Além disso, promove campanhas educativas na mídia e fornece às prefeituras materiais informativos complementares para serem distribuídos à população. “As pessoas devem tomar alguns cuidados, como não deixar água parada em latas, floreiras, garrafas e pneus. Esses são locais preferidos para que o vetor da doença deposite suas larvas e precisam ser vistoriados com freqüência”, alerta Osmar Terra.

Além disso, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) capacita médicos para o correto diagnóstico e manejo clínico de possíveis pacientes com o vírus da dengue. Outra ação é a realização de varreduras em prédios públicos estaduais para localizar focos do Aedes. Profissionais do CEVS explicam aos funcionários o risco de se deixar água parada em recipientes e identificam esses locais.  Encontradas larvas, as amostras são encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para identificação.

Comentários

Comentários