Vida & Saúde

Dentistas denunciam formação de cartéis e exploração trabalhista por planos odontológicos

Comissão irá acompanhar relação trabalhista de odontólogos com planos de saúde.

Por sugestão do Sindicato dos Odontologistas do Estado do RS (Soers), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa debateu, em audiência pública na manhã desta quarta-feira (27), a desvalorização do cirurgião-dentista frente aos planos odontológicos no RS.

Ao abrir o encontro, a presidente da CSMA, deputada Marisa Formolo (PT), avaliou a questão apresentada pelos representantes dos dentistas. “Há um quadro bastante complicado, onde vemos a exploração do trabalhador e um mau atendimento da população. Devemos levar adiante um processo de fiscalização e ser solidários ao tema”, disse a deputada.

O deputado Dr. Basegio (PDT) também externou indignação com o quadro do exercicío da odontologia em alguns convênios. “Nós todos sabemos o quão grande é o investimento que o dentista tem que fazer. A odontologia requer mais recursos que a medicina. É o momento desta Casa fazer uma mobilização e rever o atendimento odontológico”, julgou.

Sindicato denuncia cartéis

O presidente do Soers, Andrew Pacheco, justificou os motivos que levaram a entidade a vir ao Parlamento.

“Estamos preocupados com a população. Existe a ideia de que dentista ganha muito bem. Mas não se leva em conta o quanto custa para montar um consultório odontológico. A Odontoprev, que é um dos maiores planos de saúde bucal do Brasil, consegue ter essa potência toda somente por que paga mal o dentista. Há também a formação de cartéis de planos, como é o caso da Rede Unna. Eles querem pagar R$ 7 por uma consulta”, relatou.

De acordo com Pacheco, durante assembleia realizada em março, foi relatado que os dentistas estariam sendo obrigados a assinar novo contrato com a rede Unna, após a empresa que mantinha convênio com os profissionais ter sido incorporada à rede. “Suspendemos o atendimento odontológico com eles. Fizemos isso, pois nosso compromisso é com a população”, frisou o presidente do sindicato.

O representante da Agência Nacional de Saúde no RS, André Duarte, disse que a entidade está atenta à situação. “Já solicitamos documentos à Rede Unna sobre a situação relatada. Representamos a ANS no estado, mas nosso foco também é fiscalizador. A maioria das reclamações que recebemos estão vinculadas aos planos médicos e hospitalares. Essa demanda é importante por abrir atuação nos planos odontológicos”, observou.

A Rede Unna, citada pelos presentes, foi convidada para a audiência mas não enviou representante, assim como a Odontoprev. A presidente da Comissão, deputada Marisa Formolo (PT), ainda  leu correspondência enviada pelo deputado Adilson Troca (PSDB), proponente da audiência que  não pode comaprecer devido a problemas de saúde na família. No texto, o deputado externou apoio à demanda do Soers.

Encaminhamentos

• Representantes da Comissão de Saúde e dos profissionais irão a Brasília para debater a relação entre dentistas e planos de saúde com a bancada federal gaúcha e a Comissão de Saúde do Congresso

• Realização de consulta ao Cad sobre a caractarização juridica e financeira da Rede Unna

• Elaboração de dossiê relatando o quadro atual da relação entre dentistas e planos de saúde

• Criação de um Comitê de Luta pela Valorização da Odontologia nos Planos de Saúde
Reunião ordinária

Antes da audiência pública, em reunião ordinária, os deputados integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovaram o parecer favorável do deputado Valdeci Oliveira (PT) ao PL 340 2011, proposto pelo deputado gerson Burmann (PDT), que institui a Semana Estadual da Saúde Vascular no RS.

Também foi aprovado o requerimento de audiência pública, proposto pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), para discutir públicas estaduais de proteção, prevenção e atendimento à saúde do trabalhador e o PL 111 2012 , que trata do tema. A audiência será em Horizontina.

Particparam  da reunião ordinária os deputadosMarisa Formolo (PT), Gilberto Capoani (PMDB) ,Valdeci Oliveira (PT), Silvana Covatti (PP), Dr. Basegio (PDT), Gilmar Sossela (PDT), Jorge Pozzobom (PSDB) e Aldacir Oliboni (PT).

Comentários

Comentários