Deputada quer instituir a Semana do Coração no RS
Conforme o texto, a Semana do Coração seria celebrada, anualmente, de 24 a 30 de setembro. Uma comissão composta por instituições do governo e da sociedade civil orientaria atividades a serem desenvolvidas no período.
Segundo Stela, ao contrário do que pensa o senso comum, os problemas cardiovasculares têm atingido pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais e estão diretamente relacionados a um modo de vida que se caracteriza pela alimentação inadequada, pelo estresse e pelo sedentarismo. “Boa parte desses problemas podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, a verificação periódica das condições de saúde, a reeducação e a conscientização”, acentua.
Na justificativa anexada ao projeto, a deputada lembra que o trabalho desenvolvido em Cruz Alta já possibilitou a realização de, pelo menos, dois estudos sobre a saúde cardiovascular dos idosos e da população em geral e que o acompanhamento dos dados revela que a iniciativa de reeducar e conscientizar a população leva a uma redução gradual dos problemas e, consequentemente, das mortes relacionadas a males do coração.
Stela informa que pretende realizar uma audiência pública, com a presença da Socergs e das principais autoridades de saúde para buscar a aprovação unânime da proposta no Parlamento. “Queremos que a sociedade, o governo do Estado e a mídia sejam parceiros para construir a Semana do Coração no Estado”, afirma.