Educação

Deputado propõe renegociação de dívidas do PROCRED

Preocupado com a questão que envolve o acesso à crédito de jovens estudantes que necessitam de verba para o pagamento de sua faculdade, o deputado Jerônimo Goergen (PP) encaminhou à governadora Yeda Crusius proposta para resolver a cobrança de dívidas oriundas do Programa de Crédito Educativo ( PROCRED – RS ).

Com o objetivo de auxiliar o Governo do Estado neste importante tema, o parlamentar sugere que seja adotado na renegociação das dívidas com os inadimplentes, uma sistemática que aumenta o abatimento de multa, juros e correção monetária, conforme a redução do número de parcelas. A proposta de Jerônimo Goergen ao executivo tem os seguintes itens:

– Pagamento à vista – 100% de desconto na multa e juros moratórios e 50 % de desconto na atualização monetária;

– Pagamento em até 12 parcelas – 80% de desconto na multa e juros moratórios e 30% de desconto na atualização Monetária;

– Pagamento em até 24 parcelas – 60% de desconto na multa e juros moratórios e 20% de desconto na atualização Monetária;

– Pagamento em até 36 parcelas – 40% de desconto na multa e juros moratórios e 10% de desconto na atualização Monetária;

– Pagamento em até 48 parcelas – 20% de desconto na multa e juros moratório e 0% de desconto na atualização Monetária.

Para Jerônimo Goergen, este seria um importante avanço que resolveria um problema que afeta tanto estudantes como o próprio Estado.

“Propomos uma renegociação que beneficiaria tanto os estudantes, que teriam como honrar compromissos, como também o Estado, que receberia valores com a diminuição da inadimplência, podendo desta forma reativar o programa.

Solucionar a questão do Procred é investir na educação, por isso é que acreditamos na sensibilidade do governo para acatar o pleito”, avalia Jerônimo. “é importante que o estado reavalie a necessidade de novas vagas no programa a partir do ano que vem”, conclui o parlamentar.

Comentários

Comentários