Desarticulado suposto esquema de corrupção para emissão de carteira de motorista - Litoralmania ®
Policial

Desarticulado suposto esquema de corrupção para emissão de carteira de motorista

Foi deflagrada a Operação Teseu que visa desarticular quadrilha envolvida na venda, falsificação e fraude de carteira nacional de habilitação no RS.

Estão sendo cumpridos 65 mandados de busca e apreensão para conduzir 28 investigados e testemunhas para prestarem depoimentos em 23 municípios, sendo cinco do litoral gaúcho.

Pelo menos dois servidores do Detran com cargo de chefia são suspeitos de envolvimento no suposto esquema. Também são investigados instrutores, examinadores, despachantes, um médico e candidatos que teriam pago pelo serviço.

Durante a apuração foram detectadas ainda suspeitas de fraudes na vistoria de carros, na legalização de veículos sinistrados e na anulação de multas de trânsito.

Estão sendo cumpridos mandados nos seguintes municípios: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Estrela, Torres, Canoas, Três Coroas, Portão, Parobé, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul, Gravataí, Mostardas, Garibaldi, São Leopoldo, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Viamão, Camaquã, Sapiranga. O cumprimento dos mandados ocorre em locais como DETRAN, Centros de Formação de Condutores – CFCs e Centros de Registro de Veículos Automotores – CRVAs.

O nome da operação é uma alusão ao semideus da mitologia Grega que matou o Minotauro, monstro metade touro e metade homem.

Nota do Detran

Com relação aos fatos noticiados nesta terça-feira (11) sobre irregularidades descobertas por meio da Operação Teseu, realizada pela Polícia Civil gaúcha, o Detran/RS esclarece:

1. As investigações foram iniciadas pela Autarquia, em novembro de 2011, por meio de cruzamento e análise de dados do sistema informatizado, gerando suspeitas de possíveis fraudes;

2. Os indícios somados às denúncias foram encaminhados à Polícia Civil para investigação;

3. O Detran/RS colaborou permanentemente com a Polícia Civil em todo o processo investigatório;

4. Paralelamente ao inquérito penal, o Detran/RS também procederá aos tramites de processos administrativos em relação aos credenciados envolvidos para penalização no âmbito administrativo;

5. Os servidores investigados, que estejam exercendo função de chefia, já estão sendo dispensados da designação, sem prejuízo da instauração de Processo Administrativo Disciplinar;

6. O Detran/RS seguirá envidando seus melhores esforços para o esclarecimento dos fatos e a responsabilização por condutas indevidas.

Porto Alegre, 11 de junho de 2013.

Leonardo Kauer
Presidente do Detran/RS

Comentários

Comentários