Dia dos salva-vidas terá simulação de salvamento em Capão da Canoa
Neste domingo (28), às 11h30min, haverá uma simulação de salvamento com apoio de um helicóptero do Grupamento de Polícia Militar Aéreo, em comemoração ao dia dos salva-vidas. O evento será realizado próximo ao Baronda, em Capão da Canoa, junto à guarita 76.
O coronel Péricles Brasil Álvares, comandante da Operação Golfinho 2009 do litoral norte, estará disponível para entrevistas onde prestará, em nome do Comandante-geral da Brigada Militar, uma homenagem aos salva-vidas militares e civis, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados por esses valorosos servidores.
A Brigada Militar disponibilizará um oficial bombeiro para prestar esclarecimentos à imprensa sobre as peculiaridades da atividade de salva-vidas, dicas sobre como tornar o banho de mar seguro, entre outras informações.
No Rio Grande do Sul, a atividade teve início na década de 50 com voluntários, oriundos da população litorânea – principalmente pescadores – que postavam-se à beira da praia de Tramandaí, sem nenhuma retribuição além do reconhecimento público à sua coragem e espírito de humanidade.
No dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar encampou o serviço de salva-vidas, com a primeira turma de policiais militares formados exclusivamente para o trabalho de salva-vidas que antes era de responsabilidade dos municípios, passando, desde então, a missão de salvamento no mar para o Estado.