Doação de materiais de artes culmina em homenagem e na revitalização da biblioteca da escola indígena em Osório

IMG_4761
Gabriela Morél/Comunicação IFRS – Campus Osório

Uma manhã marcada por atividades criativas e uma linda homenagem… Foi assim a ação do projeto ‘Voluntariado: desenvolvimento de competências e formação de vínculos’, realizada em 17 de maio de 2016, na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kuaray Rese, da Aldeia Sol Nascente Mbya Guarani, localizada na Estrada do Mar. Estudantes e servidores do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram doar materiais de artes, como folhas, tintas, pincéis, livros de arte e jogos didáticos infantis para utilização em sala de aula, mas voltaram com um objetivo ainda maior: revitalizar a biblioteca da escola indígena.

A ação de doação dos materiais iniciou com os bolsistas e a coordenadora do projeto, professora Cátia Gemelli, aguçando a criatividade dos pequenos, que expressaram a felicidade do momento por meio de desenhos e muita interação nas brincadeiras. Como já é tradição em todas as atividades na aldeia, uma deliciosa salada de frutas foi servida no intervalo da manhã. E não faltou “narã” – laranja em Guarani – ingrediente favorito das crianças da aldeia.

A atividade foi acompanhada pelos irmãos e professores indígenas, Sérgio e Eloir Gimenes, e também pela professora Josieli Silva, da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre), responsável pela gestão da escola Kuaray Rese. Entre uma conversa e outra, surgiu a ideia de que a próxima ação do projeto seja a revitalização da biblioteca.

Cátia destacou que essa parceira entre o Campus Osório e a aldeia iniciou em abril de 2012, com o trabalho realizado pela então professora de Educação Artística, Tina Hatem, hoje aposentada, quando coordenava o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, o Neabi. “A aproximação e os laços criados por ela perduram até hoje e tornam possível contribuírmos com o desenvolvimento das crianças, levando a cor e a alegria que estão presentes em tudo o que a Tina faz!”.

A homenagem à professora foi feita em forma de vídeo, pelo técnico em Audiovisual do Campus Osório Bruno Acosta. Para acessar, visite o canal do YouTube do campus (IfrsOsoComunicacao).

Revitalização da biblioteca da Escola Kuaray Resei

O trabalho de melhoria do espaço da biblioteca da escola indígena já começou. Na terça-feira, dia 24 de maio, a coordenadora do projeto, Cátia Gemelli, a companhou a bibliotecária do Campus Osório, Luana Delgado Lopes, na catalogação dos livros, organização das obras nas prateleiras e alteração da disposição dos móveis para melhor aproveitamento do espaço. No horário do intervalo das aulas, as crianças da aldeia contribuíram recortando e colando as etiquetas nos livros. “Eles querem nos ajudar em tudo, pois o aprendizado deles é por observação. Na verdade é uma grande troca, onde aprendemos os nomes das cores na língua Guarani”.

O grupo do projeto está organizando uma grande ação para o dia 18, onde será finalizada a revitalização do espaço. Entre as atividades previstas está pintura de grafismos guaranis nas paredes, cujos materiais estão sendo preparados em aula pelos indígenas.

Comentários

Comentários