Dois cavalos são sacrificados por anemia infecciosa e Parque de Rodeios de Osório é interditado
Em coleta feita pela Inspetoria Veterinária, solicitada pelo Ministério da Agricultura, foi detectado mais um animal com AIE, já que outro caso já havia sido diagnosticado.
Segundo Endrigo Pradel, responsável pela Inspetoria Veterinária de Osório em entrevista a Rádio Litoral Jovem Pan AM, os dois animais com a doença foram sacrificados imediatamente logo que se confirmou como positivo o resultado dos exames.
Não há data prevista para a liberação do Parque, já que hoje está proibida a entrada e também a saída de equinos que já estão no local, segundo informações da Rádio Litoral Jovem Pan AM.
Anemia Infecciosa Equina é uma das principais doenças dos equinos, podendo comprometer o seu desempenho. Essa doença é conhecida mundialmente como febre do pântano e é incurável, provocando uma febre, anemia e emagrecimento do animal, levando até a morte.
A AIE pode manifestar-se de trés formas: Aguda, Crônica e Inaparente (a forma mais perigosa, pois os animais tem a doença, mas aparentemente são saudáveis). A transmissão da AIE ocorre através do contato do sangue de um animal infectado com o sangue de um animal saudável por meios de utensílios como agulhas, freios, esporas, cabrestos, entre outros, ou através da picada de insetos como mutucas e moscas de estábulo.