E o dia virou noite em Osório
Por cerca de cinco minutos moradores de Osório mais despercebidos poderiam achar que a noite já havia chegado, por volta das 10h desta quarta-feira.
Carros com faróis acesso, lâmpadas de postes ligadas e pouca luminosidade deram o tom de parte da manhã.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de grande quantidade de chuva nos próximos dias. Conforme aviso meteorológico do Cenad, Ciram, Climatempo, da MetSul Meteorologia e outros centros meteorológicos, temporais e chuvas extremas devem atingir algumas regiões do estado, a partir desta terça-feira (15).
Modelos numéricos projetam volumes que variam de 100mm a 300mm de precipitação. A previsão é de que, como ocorreu em julho, as chuvas deem tréguas entre alguns períodos, mas acabem retornando de maneira intensa e se estendendo até a próxima quinta-feira (24). Também há o risco de temporais de vento e granizo para os próximos dias.
São apontadas como possíveis regiões a serem afetadas: Sudeste, Noroeste (Bacia do Alto Uruguai), Central oriental, Metropolitana e Litoral Norte.
Alertas são previsões
Ressaltamos que alertas são previsões e podem se confirmar ou não. Porém, levando em consideração o fato de vários centros meteorológicos diferentes compartilharem das mesmas informações, repercutimos o aviso no intuito de informar os municípios e a população.
Recomendações
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.
Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e, ainda, manter o cuidado com as crianças próximas a rios.
É de extrema importância que as comunidades se previnam, seguindo as orientações da Defesa Civil, municipal e estadual, saindo de suas casas, quando necessário, e informando quaisquer danos ou riscos.
Problemas devem ser comunicados, inicialmente, à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de cada localidade. A Defesa Civil Estadual conta com atendimento 24 horas pelo telefone 199, e equipes já estão de prontidão para dar suporte aos municípios.