Educação de B. Pinhal registra resultados positivos de nova sistemática de trabalho
Segundo ele, através de análises institucionais realizadas nos últimos dois anos, percebeu-se que a estruturação mais participativa das escolas e seus representantes junto a decisões pedagógicas e administrativas eram necessários. “Ações oriundas da apreciação destas análises foram planejadas no ano anterior, visando o aumento da qualidade na comunicação entre todos os setores da rede municipal.” Estas ações, afirma Alexandre, estão sendo efetivadas este ano com a criação de instrumentos simples, como a participação de um representante diferente dos professores a cada mês nas reuniões de direção das escolas e S.M.E.C., acompanhamento regular das atividades realizadas dentro das escolas (projetos, intervenções da equipe multidisciplinar e equipe pedagógica) por seus diretores e S.M.E.C. com a participação de representantes da Equipe nas reuniões Escolares, enfim interligando todos os setores propiciando uma compreensão maior sobre os processos administrativos e Pedagógicos por todas as estâncias envolvidas.
Segundo Alexandre, tal processo facilita intervenções e propicia uma maior agilidade frente a possíveis dificuldades a serem enfrentadas pela rede Escolar do Município. “Em partida desta perspectiva a Equipe Multidisciplinar visita semanalmente escolas da rede, realizando intervenções imediatas junto a professores e alunos, acompanhamento de alunos oriundos de outras Escolas da rede ou casos específicos, assim como acompanhamento em loco de pacientes e alunos da rede infantil (E.M.E.Is)”. Constatando-se dificuldades, estas são discutidas imediatamente junto a Orientadores, Supervisores e os professores envolvidos, planejando metas a curto prazo e posteriormente em reunião mensal com os Orientares e Supervisores onde os prognósticos são avaliados levando em consideração as metas estabelecidas anteriormente.
Outras ações, como a vinculação e coordenação do setor de Orientação Escolar a Equipe Multidisciplinar, aumentam exponencialmente a comunicação e o acompanhamento de pacientes, também propicia ações com o princípio básico de não sobrecarregar a rede Escolar com trabalhos duplicados, fomentando idéias, conceitos, temas para agir em rede, tal como realizado com a Cartilha da sexualidade infantil no segundo semestre de 2007 e que tem sua segunda etapa a ser finalizada até final de Maio de 2008 com a entrega da segunda parte nas escolas, tendo como tema as doenças sexualmente transmissíveis (DST)., afirma Alexandre.
Segundo o psicólogo, ainda sobre intervenções em rede, as Orientadoras e Supervisoras percebem o aumento da agressividade (Bullying) em suas Escolas e adotam para 2008 um trabalho pioneiro no Litoral, articulado e executado primeiramente pela Orientadora Sandery da Escola Barão de Santo Ângelo.
O projeto em um segundo momento será implantado em todas Escolas do Município, respeitando suas particularidades. A ação inicia com o objetivo de mapeamento da agressividade (Bullying) e posteriormente ações dirigidas e permanentes visando a diminuição de tal fato. Sabe-se através da literatura específica que a agressividade está intimamente ligada a dificuldades familiares e a drogadição, para tanto algumas ações já começam a ser efetivada neste sentido, como projeto gentilezas, a inserção do Município no Concurso Nacional de Cartazes Anti-drogas e palestras envolvendo temas afins para alunos e comunidade.