Educação infantil de Torres será apresentada durante conferência internacional em Cuba
A partir das mudanças ocorridas com a Lei 12796/2013, que altera a Lei 9394/1996 sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispondo sobre a formação dos profissionais da educação e dando outras providências, todas as escolas municipais de educação infantil do país precisaram se adequar.
Desde o ano passado as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), estão sendo colocadas em prática, transformando o ensino das crianças do município e colocando o projeto de Eliana na galeria internacional de educação com qualidade.
Alguns eixos foram implantados, como a formação continuada de profissionais envolvidos no cuidar e educar e a operacionalização da DCNEI com ênfase nas interações e no brincar. Isto possibilitou a garantia da hora atividade dos profissionais para estudo e planejamento; calendário escolar; atendimento de crianças de 4 e 5 anos, conforme a Emenda 59 que estabelece que todas as crianças devem estar matriculadas na escola; central de vagas e informatização de dados; projeto de verão inclusivo para crianças com vulnerabilidade social e de responsabilidade das políticas públicas do município; monitores para auxiliar os professores regentes.
Todas as escolas de educação infantil já contam com o calendário escolar, aprovado com a comunidade escolar, no qual os pais puderam participar da discussão e escolha. Além disto, as escolas possuem equipe técnica pedagógica, receberam reformas, materiais necessários para o funcionamento diário adequado ao andamento das aulas e atividades. Na Secretaria Municipal de Educação (SME) ocorrem encontros sistematizados para a formação de diretores e supervisores. Os professores recebem a devida valorização como profissionais da educação, com direitos e deveres. Cada escola tem o seu horário de funcionamento de acordo com as necessidades dos pais e familiares responsáveis, não ultrapassando 10 horas diárias.
A transformação do ensino infantil de Torres, através de artigo, será apresentada no dia 08 de julho. Além do Brasil, Colômbia, Venezuela, Cuba, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, México, Argentina, Peru e Canadá participam da conferência. A organização do evento é do Centro de Referência Latinoamericana para a Educação Pré Escolar (Celep) e do Palácio de Convenções de Havana.