Colunistas

Eleições 2012: jogadas políticas que podem definir a eleição em Osório II

Juventude do PDT

Na última coluna comentei sobre a situação que está ocorrendo na Juventude do PDT. Conforme definido pelo Diretório Municipal do partido a Juventude só poderá indicar um candidato a vereador nas eleições do ano que vem, o que está causando certa “apreensão” nos postulantes.

Três nomes lutam pela indicação: Vinícius Fich (atual presidente da juventude), Pablo Fernandes (ex-presidente) e Gabriela Alves.

Internautas remeteram à coluna dezenas de comentários, a maioria falando sobre o assunto, mostrando que a disputa mesmo sendo saudável, está bem quente.

Juventude do PDT II

Gostei muito do que vi, pois notei que pessoas jovens estão tendo interesse pela política, o que é muito bom. O jovem pode não ter uma grande experiência de vida, mas em contra partida tem mais “gás” em relação aos mais experientes.

Isto, sem falar que com as mudanças de tecnologias que estamos vivendo o jovem pode ter até mais experiência em determinados assuntos do que o político mais velho.

Eu, particularmente, não duvido que tenhamos algum vereador hoje, na atual legislatura, que não saiba usufruir dos benefícios da internet. Para alguns destes, navegar deve ser o que Cabral fez quando descobriu o Brasil.

Juventude do PDT III

Para dar espaço e mostrar mais sobre os três candidatos, irei nas próximas semanas fazer uma entrevista com cada um dos postulantes. As perguntas serão de igual teor, para ninguém ser prejudicado.

PT

Não se definiu nada na última convenção realizada pelo PT, na quarta-feira. A decisão do rumo que o partido deverá seguir tende a ocorrer na próxima semana.

Uma corrente do partido prefere deixar o vice, na coligação com o PDT, para o PP (caso o Partido Progressista entre na aliança). Com isto, devido a um acordo a ser feito, sobraria mais espaço para os militantes do Partido dos Trabalhadores no governo pedetista.

Outra corrente não abre mão de ser vice. Nesta corrente está o Presidente da Câmara de Vereadores de Osório, Denílson da Silva.

PT  II

O Vereador Denílson é um dos maiores nomes do Partido dos Trabalhadores na região. Quem acompanhou a última eleição viu o vereador panfletando, todos os dias, na Rodoviária Velha, sem vergonha ou qualquer tipo de acanhamento pelo que estava fazendo.
Agia daquele jeito, pois acreditava em seus candidatos, queria o crescimento do partido.

E assim, mais uma vez o quer, agora em nível municipal.

Ele sabe que a hora do partido crescer é agora, mas, para isto, precisa ter uma atitude mais audaciosa.

Deixar o vice para outro partido, até poderá agradar algumas pessoas internamente, mas deixará o PT em terceiro plano em nível de governo.

PT  III

Esta atitude pode ter consequências negativas, como um atrito com o PDT, mas vale lembrar: o PT hoje governa o estado e o país, portanto, não pode mais pensar pequeno, pois correrá o risco, de jamais crescer no certame municipal.

Aliança

Caso a corrente do vereador Denílson vença, o PDT poderá ter problemas para consolidar a aliança sonhada. Pois aí, o PP teria que abrir mão do vice.

PMDB

Com isto, o PMDB fica de longe vendo tudo.

Uma ala do partido já esqueceu o PP, por não concordar com o namoro pedetista e torce para não ter um acordo, entre PT e PDT, e com isto, Denílson fazer uma dobradinha com Júlio Ramos.

Outra, até concorda em conversar com o PP novamente.

PMDB II

O fato é que o PMDB está de mãos amarradas, sem ter nada para dar aos outros partidos.

O máximo que pode fazer é prometer algo, caso vença a eleição.

Já o PDT tem na mão a máquina pública e pode sim colocar em pratica, hoje mesmo, as promessas, caso queira.

Apesar de ser um trunfo, isto também pode ser um problema na hora da negociação.

As próximas semanas deverão ser reveladoras, com muitas novidades para todos os lados.

Comentários

Comentários