Em 50 dias de ações, Polícia prende 42 pessoas, entre usuários e traficantes, no Litoral Norte

Os agentes apreenderam drogas, dinheiro, materiais para embalar entorpecentes, eletrônicos sem procedência e vários pontos de tráfico de entorpecentes foram fechados.

Em 50 dias de ações, na Operação Verão da PC, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), prendeu  42 pessoas, entre usuários e traficantes, no Litoral Norte do Estado.

Os trabalhos iniciaram no dia 17 de dezembro de 2011. As últimas prisões ocorreram no último dia 03 de fevereiro, onde três traficantes foram presos vendendo drogas nas imediações do Planeta Atlântida.

No mesmo período, um adolescente infrator foi apreendido e encaminhado ao Ministério Público, para os trâmites legais.

Conforme o diretor de Investigações do Denarc na praia, delegado Heliomar Franco, 20 pessoas foram detidas em flagrante, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação, desacato/resistência e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. “Cabe salientar que tivemos o apoio da Delegacia de Polícia de  Imbé (DP), com referência a investigação de tráfico de drogas nessa localidade, desencadeando as prisões na Operação Beira-Mar.

Além disso, a presença do Denarc no litoral aumentou consideravelmente o grau de conhecimento dos policiais sobre locais e indivíduos envolvidos no tráfico, o que possibilitará ações futuras de repressão, mesmo fora do veraneio”, disse Franco.

Os cães farejadores do Denarc participaram das ações mais difíceis na localização de entorpecentes.

Segundo os policiais, durante este período, foram apreendidos  cerca de 300 pedras de crack, embaladas para a venda, diversas pedras brutas, tijolinhos, cigarros, além de um tijolo grande, pesando 1.133 gramas de maconha, várias buchas de cocaína, haxixe e ecstasy.

A polícia também apreendeu material relacionado ao tráfico, como balanças de precisão, cachimbos artesanais, caderno de anotações, celulares, material para confeccionar e embalar entorpecentes e R$ 6.913,00 em notas de 2,5,10,20,50 e 100, bem como equipamento de monitoramento, utilizado para vigiar tráfico e  a polícia, munição calibre .40 e carregadores do mesmo calibre. Nestas apreensões, foram realizados nove flagrantes (APF), cinco Termos Circunstanciados (TC), um Procedimento  de Apuração de Ato Infracional (PAAI) e apreensão de objetos.

Os delegados Mario Souza (1ªDIN), Márcio Moreno (3ªDIN) e Thiago Bennemann (4ªDIN),  participaram do cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão (MBA), nos meses de dezembro e janeiro, nas praias investigadas. Atualmente quem está no comando é o  delegado Bennemann. De acordo com o delegado Mario Souza, o trabalho inicial foi importante para a realização de investigações e mapeamento do tráfico no litoral norte gaúcho.

“As informações possibilitaram o êxito das ações desta especializada, na Operação Verão”, disse Souza.  Já o delegado Márcio Moreno mencionou que havia disputas pelos pontos de tráfico, sendo alguns locais, inclusive, monitorados por câmeras pelos traficantes.

O delegado Thiago Bennemann, falou que o  objetivo do Denarc é levar investigação especializada e repressão qualificada ao narcotráfico para o litoral, eis que há notícia do aumento dessa atividade junto aos veranistas. “O número de prisões e apreensões por si só mostra a investida de traficantes nos balneários”, falou Bennemann.

A especializada está no litoral, na praia de Imbé, usando uma residência que foi apreendida de traficantes da região metropolitana.

As denúncias podem ser feitas através do  número 0800 518 518 ,  181, pelo endereço eletrônico denarc-denuncia@pc.rs.gov.br, ou diretamente na investigação da DP de Imbé-RS.

Os presos foram encaminhados ao sistema prisional local.

Comentários

Comentários