Em Porto Alegre, número de turistas deve ficar abaixo do esperado
Segundo ele, a expectativa inicial era de que todos os apartamentos de hotéis em Porto Alegre e região metropolitana e na Serra Gaúcha fossem ocupados, mas isso não ocorreu. “Aproximadamente 40% dos ingressos [para os jogos] foram vendidos para residentes [da cidade ou região metropolitana] num raio inferior a 200 quilômetros no entorno de Porto Alegre, que certamente não estão prevendo usar a nossa hotelaria, além dos torcedores que usarão bases próximas e se deslocarão em coletivos, podendo chegar e voltar no dia do jogo”, disse ele à Agência Brasil.
Apesar disso, Schmidt acredita que a Copa será um evento positivo para o turismo na cidade. “Ela vai nos colocar na vitrine do mundo, pois este é o evento esportivo mais importante, assistido por mais de 3 bilhões de pessoas e também porque o futebol é o esporte mais popular do mundo”, disse.
A expectativa do governo era de que a capital gaúcha recebesse 260,4 mil turistas durante o Mundial. Desse total, 42,2 mil estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo.