Emater promove mutirão de limpeza no Dia do Pescador
Para lembrar a data e reforçar a parceria com as comunidades, os extensionistas da Emater, as associações de pescadores do litoral e entidades vão promover eventos para destacar a trajetória e a importância da atividade no Estado. De acordo com a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Isabel Souza, a mobilização busca melhorar a qualidade de vida das famílias de pescadores, cuja atividade é a principal fonte de renda, além de colaborar com a preservação do meio ambiente.
Festa no litoral
Em Tramandaí, será realizada a 104ª Festa de São Pedro. Pela manhã, pescadores de Tramandaí, Imbé e Xangri-lá sairão com suas embarcações do Arroio Camarão, sob a ponte da RS-030, e percorrerão 8 km até a barra do Rio Tramandaí. Após a procissão fluvial, haverá uma por terra até a igreja, onde ocorrerá missa e, na sequência, almoço no salão comunitário.
À noite, será feito o translado da imagem de São Pedro para o local da Festa Nacional do Peixe, que acontece entre os dias 29 de junho a 22 de julho. “Nossa preocupação é revitalizar esta tradição para darmos visibilidade à presença dos povos tradicionais da pesca artesanal neste território”, explica o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Tramandaí, Delmar Dietz.
Em Palmares do Sul, será realizada, no dia 29, a entrega de 20 freezers, um picotador e uma balança para 22 pescadores do município. A iniciativa faz parte do Programa RS Pesca e acontece em celebração ao Dia do Pescador. Para o engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Augusto de Oliveira, essas ações contribuem para a melhoria das condições de vida e de trabalho da categoria.
O Governo do Estado investirá R$ 32 mil, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com uma contrapartida de R$ 12 mil da prefeitura, que será utilizada para a capacitação de 40 pescadores em beneficiamento de pescado, apoio à feira para comercialização e adequação da rede elétrica. A solenidade de entrega dos materiais será no Ginásio de Esportes de Palmares.
A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Pescadores Artesanais Profissionais da Prainha (Apap), Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Maquiné, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, Escola Municipal Floriano Peixoto, Escola Estadual Hilário Ribeiro, Reserva Biológica da Serra Geral, Colônia de Pescadores de Xangri-lá, Ministério Público de Osório e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).