Emater realiza oficinas de educação ambiental em Capão da Canoa
Extensionistas da Emater estiveram demonstrando em oficinas e palestras, neste domingo (20), no espaço integrado do governo do estado próximo ao Baronda, em Capão da Canoa,as ações que são desenvolvidas permanentemente em educação ambiental, plantas medicinais e artesanato em palha de bananeira. No local, aconteceu também o lançamento do Programa Promoção da Qualidade de Vida para o Idoso do Rio Grande do Sul, com a presença da governadora Yeda Crusius.
A Emater/RS-Ascar é uma das instituições colaboradoras com o governo do estado neste programa e, por isso, estará realizando um mapeamento nos municípios com a intenção de delinear o perfil dos idosos que moram e trabalham no meio rural. Para melhor cumprir com essa e outras demandas, dois técnicos e cinco extensionistas a campo da Instituição já foram capacitados em gerontologia, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Após o lançamento do Programa, a governadora aproveitou para conhecer o estande de divulgação das ações da Emater. Durante todo o dia os extensionistas estiveram realizando oficinas. A partir das 12h Warna Fruhauf e Guebarte Eberhardt da Silva, da Emater/RS-Ascar e Eliane Matter Silva, da Verbhena, repassaram informações gerais de como adquirir mudas de plantas medicinais, os cuidados que se deve ter tanto na ingestão quanto no uso e, os benefícios da aromaterapia. Também abordaram o procedimento para produzir repelente de forma caseira com a utilização de citronela.
A partir das 14h foi promovida uma oficina de artesanato com fibras de bananeira. Isabel de Souza, da Emater de Maquiné e a artesã Ivoni Maria da Silva Dias, demonstraram os procedimentos para retirada correta do caule da bananeira e o seu aproveitamento na confecção de peças artesanais como bolsas, jogos americanos, revisteiros entre outras.
Após, os visitantes do espaço puderam degustar bolos feitos com cascas, folhas e talos de verduras e frutas feitos pela extensionista Veroni Fernandes, da Emater/RS-Ascar de Gravataí. O objetivo desta oficina foi divulgar o aproveitamento integral dos alimentos e formas de alimentação saudável.
Além destas atividades, a assessora técnica da Emater/RS-Ascar, Àgueda Mezomo, proferiu palestra sobre educação ambiental, quando ressaltou a importância de preservar o meio ambiente equilibrado, evitando, assim, a proliferação de moscas e mosquitos (dengue), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.