Geral

Empresários sabem mais sobre inadimplência em Palmares do Sul

Uma das grandes preocupações dos empresários, a inadimplência, pode determinar o sucesso, ou o fracasso de uma empresa. Assim, conhecer formas de minorar essa questão, é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. Como forma de orientar um grupo de empresários de Palmares do Sul, sobre questões relativas a esse tema, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Palmares do Sul (Acips), realiza a palestra Como Não Perder Dinheiro com a Inadimplência. A capacitação, direcionada a 16 empresas do Projeto Atendimento Coletivo do Litoral Norte Gaúcho, ocorre quarta-feira, 8 de outubro, a partir das 19h30min, na Acips, Rua Venâncio de Souza, nº 280, Centro.

Após a palestra, será oferecida aos empresários uma assessoria em grupo para esclarecer dúvidas sobre o controle de contas a receber como forma de impedir o aumento no número de clientes inadimplentes.

De acordo com o gestor do Projeto Atendimento Coletivo do Litoral Norte Gaúcho, Thiago Waechter, a idéia da palestra surgiu a partir de um diagnóstico realizado nas empresas do município que integram o projeto. “Foi constatada a necessidade da aplicação de ferramentas que possam melhorar a gestão financeira dos empreendimentos. Chegamos à conclusão que essas empresas deveriam realizar capacitações na área financeira. O percentual de inadimplência é muito alto, e o grupo sentiu a necessidade de uma orientação para realizar de forma correta uma análise do perfil dos clientes para a concessão de crédito”, explica.

Segundo o gestor, a palestra, assim como a assessoria em grupo, tem por objetivo apresentar critérios que possam ser aplicados à empresa
como forma de contribuir para essa organização financeira. O gestor destaca que as empresas também já realizaram, este ano, os cursos Juntos somos Fortes e Aprender a Empreender e capacitação na área de Análise e Planejamento Financeiro, com acompanhamento individual nas empresas para implantação da ferramenta.

O consultor do Sebrae/RS que ministrará a palestra, José Freitas de Oliveira Filho, diz que o objetivo é transmitir aos empresários a forma como eles podem gerir seus negócios por meio da venda a prazo sem que haja prejuízos para o seu negócio. “Muitos empreendedores se equivocam ao vender na confiança, sem sequer ter um cadastro dos seus clientes. Dessa forma eles não terão a certeza de que irão receber os valores devidos, muito pelo contrário, estão entregando o patrimônio da própria empresa”, diz.

Segundo o consultor, por meio da palestra serão repassadas dicas sobre os cuidados que os empresários devem ter nas vendas no crediário. “Os empreendedores devem atentar para a questão das vendas em cheque, e avaliar que tipo de garantia eles terão ao comercializar seus produtos sem um cadastro completo de seus clientes. A venda só se efetiva quando a empresa recebe o valor devido pelo cliente. Para isso é necessário criar um sistema de cobrança organizado. È isso que a palestra pretende abordar”, completa.

A empresária Bárbara Cassola, proprietária do estúdio fotográfico Bárbara Cassola, demonstra expectativa em relação à palestra. Segundo ela, somente com a aplicação de um sistema de controle de pagamentos será possível reverter o alto índice de inadimplência. “Já implantamos um controle de fluxo de caixa que tem contribuído muito com a organização da empresa. Com a palestra, pretendemos implantar processos que nos auxiliem a evitar, ou ao menos reduzir, os índices de clientes inadimplentes”, assinala.

O Projeto Atendimento Coletivo no Litoral Norte Gaúcho atende 80 micro e pequenas empresas e produtores rurais de núcleos setoriais dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Osório, Torres, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. O Projeto tem por objetivo aumentar o retorno financeiro sobre vendas através da promoção do associativismo e do nivelamento da organização gerencial.

Comentários

Comentários