Empresas identificam pontos fortes e fracos em Osório
Empresários de micro e pequeno portes do comércio e de serviços de Osório, conscientes de que a qualificação da gestão é um dos caminhos para a sustentabilidade das empresas, se uniram e estão participando de um diagnóstico que identificará os pontos fortes e fracos e as necessidades do grupo. A ação, iniciada no último dia 16 de junho, ocorrerá até o final deste mês em 17 estabelecimentos da cidade. A partir dos resultados, será elaborado um plano de ações para os próximos meses. A atividade é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Projeto Atendimento Coletivo do Litoral Norte Gaúcho.
Conforme o técnico do Sebrae/RS e gestor do Atendimento Coletivo do Litoral Norte Gaúcho, Thiago Waechter, os diagnósticos estão sendo realizados por meio de pesquisas e visitas às empresas. “Os empresários recebem questionários que devem ser respondidos para saber qual a visão deles em relação à empresa do outro. Para isso, todos visitarão os estabelecimentos do grupo. Ao final do processo, os dados serão tabulados e será feito um levantamento de dados e necessidades para criar um plano de ações”, explica Waechter.
Além disso, o técnico salienta que o conhecimento pode contribuir para o aumento da cartela de clientes do grupo. “Muitas vezes eles ficam somente nas suas lojas e nem sabem quais as empresas e serviços que se encontram na região. Se eles tiverem esse conhecimento, um empresário poderá indicar o comércio do outro para seus clientes”, ressalta. Waechter informa que antes do início dos diagnósticos, o grupo participou dos cursos Juntos Somos Fortes e Aprender a Empreender.
O Juntos Somos Fortes é composto por módulos que tratam da evolução do negócio coletivo, desde a sua criação até o seu desenvolvimento completo. Além disso, são discutidos tópicos como a atuação das pessoas em cooperação e a importância do associativismo. O Aprender a Empreender utiliza uma metodologia de educação a distância e aborda o comportamento empreendedor e os valores empresariais. Os alunos recebem um kit composto por apostila, fita de vídeo e ficha de avaliação. Ao assistir à telenovela de 10 capítulos, os empresários potenciais conhecerão técnicas para enfrentar os desafios do mercado.
De acordo com o consultor do Sebrae/RS, Paulo Jacques, a idéia é fazer com os empresários não apenas adquiram novos conhecimentos sobre os seus negócios, mas também sobre as empresas dos demais empreendedores do grupo. “Ainda existe uma barreira em relação à visita de um empresário ao estabelecimento do outro. Queremos que esse obstáculo seja vencido e que eles deixem de se ver como concorrentes. Muitas vezes, eles têm problemas muito parecidos e não sabem”, afirma.
O proprietário do Comercial Santa Maria, Marcos José da Silva, está muito satisfeito com a metodologia que está sendo utilizada nos diagnósticos. “O grupo está se entrosando aos poucos e estamos com expectativas muito boas em relação à continuidade do trabalho. A crítica dos outros empresários é fundamental para que possamos ver onde devemos melhorar e o que podemos fazer para conseguir essa qualificação”, afirma.
As empresas que estão participando do diagnóstico são: Alartec, Astrogildo P. Silva, Bedin e Andrade, Big Sweet, Castelo da Barra Restaurante, Comercial Santa Maria, Gramaphone Vídeo, Kosmetika, Mercedes Helena Vicentini, Neily Modas, Restaurante Madrid, Safari Caça e Pesca, Salão Fátima, Stilo Moda, Supermercado Avenida, Tele-Cestas e Zenilda Ramos.
O Projeto Atendimento Coletivo do Litoral Norte Gaúcho beneficia micro e pequenas empresas e produtores rurais de núcleos setoriais dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Osório, Torres, Capão da Canoa, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. O objetivo é aumentar o retorno financeiro sobre vendas, por meio da promoção do associativismo e do nivelamento de organização gerencial.