Escavadeiras hidráulicas ajudam cidades do litoral norte
As enxurradas e enchentes, que têm causado muitos transtornos às cidades, principalmente do interior do Estado, também interferem diretamente no resultado do setor produtivo e na arrecadação dos municípios. Para enfrentar o problema, o governo do Estado, através da Secretaria de Obras Públicas, vem firmando parcerias com prefeituras.
No início deste ano, foram adquiridas pelo Estado quatro máquinas escavadeiras hidráulicas, no valor total de R$ 2,4 milhões, para atender às regiões mais atingidas, dentro do Programa Estruturante Nossas Cidades.
A Secretaria de Obras Públicas assinou, neste mês, termo de cessão de uso das escavadeiras para Piratini, Maquiné e Três Forquilhas. Cerca de 20 mil gaúchos desses três municípios já se beneficiaram de alguma forma com os serviços viabilizados pelas máquinas. Outros 134 municípios estão inscritos para obter o empréstimo das escavadeiras. Alvorada, na Grande Porto Alegre, será o próximo a receber o equipamento, para desassoreamente do Arroio Feijó.
Melhorias no escoamento da produção, no transporte escolar na área rural, em acessos aos municípios, aos hospitais e abertura de microaçudes são os principais serviços realizados. As escavadeiras ficam à disposição das prefeituras por 30 dias, com possibilidade de renovação do termo por mais 30 dias.