Educação

Escola capacita pais para o mercado de trabalho em Osório

Contribuir para a melhoria das condições sociais dos seus alunos. Com esta proposta surgiu o projeto Capacitar para a Cidadania, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osmany Martins Véras, em Osório, vencedor de um concurso de projetos sociais da Petrobras. A noite de sexta-feira, dia 27, foi especial para os 41 formandos que receberam o certificado de conclusão nos cursos de Manicure/Pedicure, Informática e Instalação Elétrica Residencial.

Através do projeto, durante um ano, pais de alunos e moradores do bairro Medianeira, em Osório, puderam frequentar, gratuitamente, na própria escola, aulas nos cursos que eles mesmos sugeriram como interessantes para os seus ingressos no mercado de trabalho. “Contamos com parceiros para ter um projeto que pudesse capacitar pais e moradores do bairro e conseguimos. Os parceiros se preocuparam não só com o mercado de trabalho, mas com a cidadania. Sinto-me muito feliz com todas as conquistas e tenho certeza que esta equipe de trabalho também sente orgulho”, disse a diretora Sônia Regina Ferreira Dadda.

A solenidade, ocorrida na própria escola, foi prestigiada por toda a comunidade escolar, familiares, amigos, autoridades como o Secretário Municipal de Educação, Gil Davóglio, representantes do Legislativo e pelo Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior. “A Prefeitura tem orgulho, pois uma comunidade que toma para si e se organiza é uma sociedade que só pode dar certo. Este projeto é uma demonstração de que tudo que queremos e fazemos pode dar certo”, elogiou o Prefeito.

Os formandos não escondiam a alegria de concluírem o curso e a expectativa de colocação no mercado de trabalho. “Nos sentimos vitoriosos por não termos desistido no meio do caminho, além de muito valorizados, pois fizemos laços de amizade. O incentivo durante o curso, foi de grande valia”, destacou a oradora da turma de Manicure/Pedicure, Raquel Ariele da Silva Orneles.

Devido a grande procura e êxito no projeto, a Petrobras pretende continuar com o programa. “Esse projeto foi uma integração entre a Petrobras e a comunidade, é pioneiro no Brasil e será renovado. Vocês estão de parabéns pelo esforço e para nós foi um aprendizado”, anunciou o Assessor de Comunicação da Petrobras, Paulo Norberto Matos da Silva.

O projeto da escola foi selecionado entre tantos outros do Litoral Norte, para receber subsídio em programas sociais que se comprometessem com a garantia de geração de renda e oportunidade de trabalho, educação e qualificação profissional às pessoas e a ainda contemplasse os direitos da criança e do adolescente. Partindo desses princípios, a direção da escola, juntamente com o Círculo de Pais e Mestres – CPM, a supervisão e os professores, criaram o Projeto Capacitar para a Cidadania, selecionado dentro do projeto Integração Petrobras Comunidades, para receber uma verba de 50 mil reais para a sua implantação.

Na cerimônia de entrega dos certificados cada formando recebeu um kit da escola para a realização dos primeiros trabalhos e patrocinadores e o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior foram homenageados.

Comentários

Comentários