Escola de Capão da Canoa realiza atividades educativas e esclarecedoras

A primeira semana de outubro foi de atividades variadas, educativas e esclarecedoras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Medeiros Fernandes. Na oportunidade, houve o lançamento do PROSA (Projeto sobre Sexualidade na Adolescência).

Os professores, sentindo a necessidade dos alunos de terem maior abertura para falar do assunto, desmitificar tabus, informar-se e esclarecer dúvidas, desenvolveram o projeto através de reuniões.

Primeiramente, os coordenadores do projeto (Profª Jeanice e Josiane) fizeram uma enquete com seus alunos, solicitando que escrevessem suas dúvidas. Depois, abordaram através de textos assuntos pertinentes à sexualidade e enviaram aos pais um bilhete informando a proposta do projeto. Também foi lançado um concurso para escolha do “slogan” e “logotipo” do projeto que só tinha nome.

O aluno Igor, da sétima série, foi o vencedor do concurso e foi premiado com uma cesta com produtos de higiene pessoal. O autor da frase “A vida é a melhor PROSA!” (Manoel, 51) recebeu uma camiseta do projeto.

No dia 1º de outubro, as professoras Jeanice Campos, Josiane Corrêa Barcella e Vera Nifa abriram os trabalhos da semana com a apresentação do filme criado pelas alunas Jienifer, Carla e Scheila, da oitava série. Em seguida, iniciaram a palestra: Sexualidade na Adolescência, que se deu em dois momentos da tarde. No dia 2 de Outubro, as professoras Jeanice e Josiane palestraram sobre a Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), enquanto o professor Gustavo Severo e a orientadora Claúdia Maria falavam sobre Transtornos Alimentares e Cuidados com o corpo.

Dia 3 de outubro, a tarde começou com a interpretação das músicas “Amor e Sexo” (Rita Lee) pela professora Gláucia Gomes e “Amor I love you” (Marisa Monte) pelas alunas Rafaela e Jesebel. A palestra sobre Planejamento Familiar e Métodos Contraceptivos contou com a parceria da Secretaria de Saúde. A enfermeira Luciane pautou os assuntos de forma clara e natural. Dia 4 de outubro, a convidada a palestrar foi a psicóloga Carine Ferreira, que “proseou” sobre Auto-estima, Ficar – Ficação, Masturbação e Homossexualidade. Para encerrar a semana, foi exibido o filme “Um amor para recordar” (Romeu e Julieta do Século 21). Filme comovente que emocionou a todos, especialmente as professoras, que saíram da sessão de vídeo demonstrando sensibilidade.

Ao longo do mesmo mês, os professores irão abordar os assuntos tratados na primeira semana em suas respectivas disciplinas. A culminância do projeto se dará no dia 31 de outubro (quarta-feira) à noite com relatos de experiências e comunicações para pais e alunos. Os responsáveis serão os Grupos de Multiplicadores, ou seja, os alunos serão os protagonistas do projeto.

Comentários

Comentários