Escola de Osório abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos para os pais
A Escola Municipal de Educação Fundamental Osmany Martins Véras, localizada no bairro Medianeira, em Osório, realizou uma grande conquista ao ser selecionada pela Petrobras com o Projeto Capacitar Para a Cidadania. Através do projeto, a escola vai receber uma verba de 50 mil reais que serão investidos em três cursos de profissionalização: manicure, instalador elétrico residencial e informática. Os cursos são gratuitos, dispõem de 20 vagas cada um e são direcionados para os pais dos alunos e comunidade do bairro Medianeira. Para se candidatar a uma vaga é necessário ter cursado até a 5ª série.
O projeto da escola foi selecionado no final de 2008, entre tantos outros do Litoral Norte, para receber o subsídio. A Direção da Escola, juntamente com o Círculo de Pais e Mestres – CPM, a supervisão e os professores, criaram o projeto que foi selecionado dentro do projeto Integração Petrobras Comunidades.
A Supervisora da Escola, Ângela Maria da Silva Vargas conta que ficou sabendo, pelo jornal, que estava havendo uma seleção de projetos na área social e assim, resolveram, na escola, criar o projeto. “Nós pensamos num projeto para trazer os pais para a escola, então pensamos que as necessidades poderiam trazê-los e uma das necessidades maiores do bairro é o emprego”.
A escola fez uma pesquisa, através das crianças, em que os pais responderam quais cursos profissionalizantes eles gostariam de fazer entre dez opções propostas, dessas, surgiram os três cursos mais votados. Com o resultado, a escola montou o projeto de realização de aulas profissionalizantes destinadas aos pais dos alunos para a sua qualificação, aumentando as chances de entrada no mercado de trabalho.
A Diretora da Escola, Sônia Dada, relata que a realização desse programa dentro da entidade é consequência de um trabalho que a escola realiza dentro da comunidade, valorizando não só os alunos, mas o contexto em que eles vivem. “A gente valoriza muito a questão de trabalhar a cidadania, porque atingindo os pais, nós conseguimos atingir as crianças e melhorar as suas condições de vida”, afirmou a Diretora.
Com os recursos destinados ao projeto, a Escola Osmany Véras vai poder pagar os professores que vão ministrar os cursos e ainda vai adquirir mais 10 computadores, além dos 10 que já possui. Durante as aulas, os alunos dos cursos também terão aulas sobre cidadania, com palestras sobre empreendedorismo e cooperativismo, além de lanche servido no intervalo do curso.
As inscrições para o projeto iniciaram dia 20 de agosto e vão até o dia 11 de setembro e podem ser feitas na própria escola, localizada na rua Torres, nº 513, bairro Medianeira. Mais informações pelo telefone 3663.7611. Podem participar dos cursos pais de alunos e membros da comunidade com mais de 18 anos.