Escola estadual desativada será centro de lazer em Osório - Litoralmania ®
Educação

Escola estadual desativada será centro de lazer em Osório

A Escola Estadual Diana Goldani, localizada às margens da BR 101, em Osório, será transformada em NUAC – Núcleo de Atividades Complementares pela Secretaria Municipal de Educação, através da cedência do local ao município de Osório. A escolha do que seria transformada a escola abandonada foi decida em reunião ocorrida no último sábado, dia 19, no Salão Paroquial da localidade de Livramento, em Osório.

No encontro, os moradores puderam opinar sobre o que gostariam que funcionasse na antiga escola que está localizada em uma área de 1.406m², com 207m² de área construída, que será mantida pelo município através de um convênio que será assinado com o Governo do Estado. A maioria dos moradores pediu um local para a realização de atividades comunitárias como reunião do Clube de Mães Laços de Amizade, há 11 anos no local, sala com informática com horário estendido até às 22h para os jovens realizarem pesquisas na Internet e realizarem trabalhos escolares, uma creche com berçário, uma guarnição da Brigada Militar, uma biblioteca, um posto de saúde, uma sala mortuária e uma cooperativa.

Após todas as colocações, decidiu-se que a antiga escola abrigará um Nuac, com toda a estrutura como pracinha, refeitório, computadores, biblioteca, jogos pedagógicos e ainda um local que sirva para a comunidade se reunir. A decisão agradou a todos que aplaudiram o resultado. “A decisão pelo Nuac contemplou o desejo da maior parte do pessoal daqui, será bem utilizada a proposta do prefeito, reuniu todo o desejo da comunidade”, avaliou a professora aposentada Sandra Gianastácio, presente no encontro e que demonstrou grande preocupação com os jovens da localidade, com entretenimento para eles.

O prefeito avaliou positivamente a decisão da comunidade. “A reunião foi muito positiva. Depois de quase quatro anos, o Estado definiu a colocação da ação do município na escola Diana Goldani e como nós temos um processo de definição com as comunidades, das escolas que nós reabrimos, como ocorreu com a Gustavo Borges, Professora Cristina, 16 de Dezembro, a Pinheiro Machado, a Cordeiro de Farias, a Duques de Caxias que hoje é Ângelo Guasselli, nós faremos aqui a reabertura da Diana Goldani que era uma escola estadual e vamos atender aqui múltiplas funções. Vamos atender a Escola Tuiuti, vamos atender a comunidade em uma sala multiuso, vamos atender oficinas, vamos atender às mães, às atividades multidisciplinares, à comunidade nas suas demandas, enfim, foi o que a comunidade definiu e daremos as condições para que tudo funcione”, disse o Prefeito. 

Outros pedidos realizados pela comunidade serão atendidos como a visita de uma Unidade Móvel de Saúde ao local para a realização de atendimento médico e odontológico à população e a visita das Secretarias Municipais de Agricultura ou do Meio Ambiente para a realização de uma palestra sobre o uso de agrotóxicos pelos agricultores e o descarte das embalagens vazias dos mesmos.

Segundo o Prefeito, após a assinatura do convênio com o Governo do Estado, o prédio abandonado deverá passar por uma reforma e deverá estar pronto daqui a quatro meses.

Comentários

Comentários