Escolas terão projeto de Saúde Escolar em Osório - Litoralmania ®
Educação

Escolas terão projeto de Saúde Escolar em Osório

Profissionais de saúde inseridos na comunidade escolar a fim de prevenir doenças, diagnosticar possíveis déficits de aprendizagem entre outros problemas que envolvem a saúde mental e física dos estudantes de algumas escolas da rede municipal de ensino. Esse é o propósito do Programa de Saúde Escolar. Ele foi aberto na última sexta-feira, 20, na Escola Major de Alencar, em Osório.

O projeto surgiu na preocupação de compreender os problemas que envolvem a saúde da criança ingressante no sistema escolar com dificuldades de aprendizagem. O município possui 13 escolas de Ensino Fundamental e sete Escolas de Educação Infantil num total de 3.300 alunos em toda a rede. Entre as escolas de Ensino Fundamental estão as escolas em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem e alto índice de repetência principalmente na primeira série do ensino fundamental, com grande número de encaminhamentos a profissionais da área da Saúde, com solicitações de exames para comprovação ou não de casos a serem medicados.

Partindo desses apontamentos, o desenvolvimento desse projeto foi necessário formar uma equipe de profissionais das áreas de saúde/educação para diagnosticar e, posteriormente, casos que necessitem uma intervenção. A equipe será formada por dois psicólogos, um terapeuta, uma fonoaudióloga, uma nutricionista, uma assistente social e um neuropediatra.

Dentro das escolas Osmany Martins Véras, Osvaldo Amaral e Major Antônio de Alencar, os profissionais irão trabalhar diretamente com os alunos, famílias, quadro de professores e funcionários para otimizar as potencialidades de cada aluno e erradicar a dificuldades dos mesmos.

Comentários

Comentários