Geral

Espada com mais de 100 anos é doada ao museu em Osório

Valorizar a história através de peças que retratam uma época, um momento importante da cidade, de uma região. Foi realizada a doação de mais um item para o Museu Antropológico Leonel Mantovani, localizado no centro de Osório. O coronel aposentado da Brigada Militar, Fenelon Marimon da Cunha, doou na Secretaria Municipal da Cultura uma espada alemã, Soligen, com bainha e brasão do Estado do Rio Grande do Sul, com mais de 100 anos.

Somente este ano, é a segunda vez que Fenelon faz doações ao museu de Osório. Há mais de 20 anos morando na cidade, natural de Bagé, ele conta que é importante valorizar o que muitas pessoas, às vezes, chamam de quinquilharias. “Não adianta guardar no armário, se tu colocares no museu, mais pessoas poderão apreciar”, aconselha Fenelon. Depois de doar a espada, ele já pensa na próxima doação. “Tenho um revólver Taurus, calibre 38, novinho, que vou doar para a 1ª turma de formandos da Escola Técnica de Polícia Militar de Osório”, disse o coronel.

A espada recém doada pode ser conferida no Museu Antropológico Leonel Mantovani, localizado na Avenida Marechal Floriano, n° 810 , de terças à sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min e aos sábados das 8h30min às 11h30min. Mais informações sobre doações para o museu através do telefone (51) 3601 2179. 

Comentários

Comentários