Geral

Está chegando a 1ª Revoada a Torres

Aeronaves de diversos tipos invadirão a mais bela praia gaúcha de 24 a 26 de outubro, quando acontece a 1ª Revoada a Torres. A diretoria do Clube de Aviação de Torres (CAT) estima a participação de cerca de 40 aviões. Durante o evento, os apaixonados por aviação poderão apreciar aeronaves novas, antigas, clássicas, militares, leves e ultraleves. O público em geral também terá oportunidade de fazer passeios aéreos ou o salto duplo de pára-quedas. No sábado (25), o CAT sorteará vôos panorâmicos entre os visitantes presentes no Aeroporto de Torres. Ainda haverá shows aéreos, inclusive de aeromodelismo, e no aeroporto terá estandes de venda de ultraleves, artesanato de Gramado e outros produtos. No local também haverá uma feira de artesanato regional, com a participação de diversos artesãos de Torres.

No turno da noite acontecerão palestras sobre temas relacionados à aviação no Guarita Park Hotel. Entre os destaques está a palestra de Enio Guzinski, do Aeroclube de Novo Hamburgo, sobre Histórias da Aviação, que acontecerá na sexta (24/10) às 19h30min. Ele é autor do livro Voando em um céu solitário. No livro, que estará à venda, o autor narra a vida fascinante e muitas vezes trágica, nômade e aventureira de quem viveu em um céu azul e, às vezes, tempestuoso, acumulando mais de 26 mil horas de vôo ao longo de quatro décadas. Guzinski também estará no aeroporto, durante o dia, para as Conversas de Hangar com os pilotos e visitantes.

Outra palestra importante é sobre Transporte Aéreo Regional no Desenvolvimento do Turismo, com Lenora Horn Schneider, da Secretaria Estadual de Turismo, que será realizada no sábado, às 20h. Para participar do ciclo de palestras é preciso investir R$ 25,00, estando incluído o translado do hotel até o aeroporto e vice-versa durante todo o evento. A realização da 1ª Revoada a Torres é do Clube de Aviação de Torres e do Guarita Park Hotel. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Torres. A programação completa pode ser conferida em www.torres.rs.gov.br/revoada.

Ultraleves decolam no mercado da aviação

O mercado da aviação está em alta no Brasil. Nunca se vendeu tantas aeronaves como agora. Entre os mais procurados estão os ultraleves. E eles estarão presentes na 1ª Revoada a Torres, que acontecerá de 24 a 26 de outubro. Além da participação de vários ultraleves de clubes de aviação, aeroclubes e particulares, o maior fabricante brasileiro desse tipo de aeronaves estará no Aeroporto de Torres com um estande e fechando negócios com quem quiser adquirir o seu exemplar. É a Microleve, do Rio de Janeiro, que tem experiência na fabricação de aeronaves desde 1982 e é detentora da marca de mais de 1.600 aeronaves comercializadas no Brasil e no mundo.

A Microleve promete ter em exposição um modelo Ibis Magic GS-700, recentemente lançado no mercado brasileiro. Ele é fabricado pela empresa Ibis Aircraft, na Colômbia, e montado e comercializado pela Microleve no Brasil. O representante da Microleve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina é o empresário Cesar Boemeke da UltraleveSul e do Aeródromo El Dorado, de El Dorado do Sul (RS). Segundo o piloto, a aviação experimental está crescendo muito em todo o mundo e agora está no início do seu “boom” no Brasil. Nos EUA e Europa este “boom” já aconteceu há uns 5 anos.
 
Com um mercado efervescente, o número de fábricas aumentou. “O Brasil tinha 5 ou 6 fabricantes há 5 anos e hoje temos mais de 20, a maioria criada no último ano”, comenta Boemeke. Segundo o empresário, alguns ultraleves de hoje superam em desempenho as aeronaves homologadas. “Isso justifica e explica a migração de usuários da aviação homologada para a ultraleve, pois o custo da aviação ultraleve é muitíssimo inferior”, salienta.

Além disso, o nível técnico dos ultraleves está cada vez melhor, inclusive sendo feitos com material de qualidade aeronáutica, como é o caso do Ibis, o que resulta em índices melhores de segurança, avalia o piloto. Atualmente existem financiamentos, leasing e consórcios para a compra de ultraleves. No estande da Microleve e UltraleveSul também participará a Eletroleve, de instrumentos para aviação; a Via Oriente, de seguros aeronáuticos; e a Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), com material promocional.

Comentários

Comentários