Geral

Estado cede máquinas e ajuda municípios do Litoral

Sensibilizado com os resultados devastadores dos eventos climáticos que assolaram o Estado, o Governo mobilizou, nos últimos quatro meses, boa parte da frota de máquinas da Secretaria das Obras Públicas (SOP) para atender aos municípios atingidos na região.

O município de Tramandaí, além de receber o apoio imediato após o vendaval de novembro passado, com materiais destinados às pessoas atingidas e recursos para recuperação de prédios danificados, tem à sua disposição uma máquina pá carregadeira, cedida para serviços gerais há dois meses.

O equipamento deve ficar por mais um período, até que o município consiga reestruturar sua frota de máquinas.

Segundo o secretário de Obras de Tramandaí, José Eurico Bittencourt Machado, a carregadeira foi a salvação da temporada de veraneio 2010, pois trabalhou em várias frentes, como, por exemplo, na remoção de areia que avançou sobre ruas, calçadas e no recolhimentos de entulhos. Machado disse que as máquinas da prefeitura estavam impedidas de fazer esses serviços por problemas mecânicos.

O secretário municipal ainda destacou que a carregadeira do Estado tem trabalhado no interior da usina de máquinas, no bairro Litoral, e no Depósito de Resíduos Sólidos, ou Central de Entulhos, localizado no bairro Agual, em Tramandaí Sul.

As parcerias que o Estado realiza com as prefeituras, através do “Projeto Sorriso: Nossa Cidade Sorridente”, da SOP já beneficiaram, além de Tramandaí, Três Cachoeiras, Maquiné, Itati, Três Forquilhas, Terra de Areia, Palmares do Sul, Santo Antonio da Patrulha, Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Caraá, Mampituba e Imbé.

As máquinas ficam à disposição das administrações municipais que realizam serviços de desassoreamento de rios, arroios e recuperação de estradas vicinais, pontes, pontilhões e bueiros. São escavadeiras hidráulicas, carregadeiras, patrolas, caminhões e retroescavadeiras recuperadas e adquiridas no atual Governo, que reabilitou um tipo de apoio abandonado anteriormente e um departamento quase extinto.

O projeto, coordenado pelo diretor do departamento de Gestão de Obras de Recursos Hídricos da SOP, Osmar Severo, já atendeu a aproximadamente cem municípios em dez meses.

Comentários

Comentários