Estado intensifica fiscalização de alimentos e produtos no RS
Com foco na defesa da sanidade de frutas, madeira e flores, a fim de que sejam ofertados à população produtos de qualidade e com garantia de origem, o Departamento de Produção Vegetal (DPV), da Secretaria da Agricultura, segue atuando fortemente no controle e fiscalização dos produtos.
Em 2009, nas barreiras de controle e fiscalização de trânsito, o DPV inspecionou a carga de 5.887 veículos. Houve aumento de aproximadamente 411 % em relação ao efetivo vistoriado em 2007 e de 149% se referente à 2008, ano que totalizou 3.944 veículos fiscalizados.
Para tal, hoje, o Governo do Estado mantém cinco Postos Fiscais localizados em municípios de fronteira: Goioen (Nonoai), Iraí, Marcelino Ramos, Torres e Vacaria.
O DPV vem aprimorando a realização de suas atividades, por meio de capacitação dos servidores e aumento de seu quadro de pessoal e pela modernização e informatização dos escritórios regionais situados em cidades-polo do Rio Grande do Sul.
Dentre esses municípios, encontram-se Cruz Alta (frutas diversas e madeira), Bom Jesus (maçã) e Vacaria (maçã, pêssego, ameixa e madeira).
De janeiro a dezembro de 2009 foram realizadas 8.448 análises de amostras de vinho, uva e derivados de uva e vinho e de amostras fiscais de pomares de citrus. Se comparadas com o balanço de 2008, quando foram analisadas 2.360 amostras, contabiliza-se um acréscimo de mais de 360%.
Desde 2007, quando foi implantado o Programa Estruturante Terra Grande do Sul, que reestruturou e modernizou o departamento, também com o aporte de novos veículos, a Secretaria da Agricultura passou a fiscalizar indústrias e unidades de beneficiamento. Foram 377 em 2009 para 112 em 2008.
Em relação aos estabelecimentos comerciais de agrotóxicos e enologia, incluindo armazenagem, o balanço de 2009 contabiliza 1.759 fiscalizações, apresentando uma diferença a maior de 167 estabelecimentos se comparado com 2007. Outro dado apresentado foi a fiscalização de pomares e florestas gaúchas no total de 369 propriedades.