Geral

Estado oferece oficina digital à terceira idade e recebe sugestões ao Programa Amigo do Idoso

Em cerimônia na manhã deste domingo (24), 94 participantes da oficina digital para pessoas com mais de 60 anos receberam certificados em Capão da Canoa. O evento ocorreu na Casa de Governo, na Avenida Beira-Mar. Estiveram presentes os secretários da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, e da Saúde, Osmar Terra, e a diretora da Escola de Saúde Pública (ESP), Sandra Vial.

Neste final de semana, ocorreram também encontros promovidos pela ESP, em que mais de 150 pessoas de terceira idade de 35 municípios gaúchos relataram preocupações e expuseram sugestões para melhoria da qualidade de vida do idoso. Como resultado, foi redigido um documento contendo propostas que servirão de subsídios ao Programa RS Estado Amigo do Idoso.

Inclusão digital
O projeto Inclusão Digital, com ênfase na capacitação da terceira idade, faz parte do Programa do Governo do Estado para Qualidade de Vida dos Idosos. A meta da Secretaria da Ciência e Tecnologia é inaugurar oficinas em outras cidades do Estado, proporcionando acesso a novas tecnologias a pessoas que ainda estão à margem do processo de evolução tecnológica.

Durante as oficinas de três horas-aula semanais, os idosos aprenderam a utilizar o computador, acessar a Internet, criar e-mail e outras formas de comunicação on-line, como Messenger e Skype, pelo qual é possível fazer ligações de computador para computador e também interurbanos a preços baixos.

Encontros
O crescimento demográfico da população brasileira na faixa etária de mais de 60 anos tem sido motivo de grande interesse por parte dos estudiosos da terceira idade em vários países.

Foi pensando nisso que a ESP promoveu, no sábado (23), em Capão da Canoa, encontros de grupos de terceira idade, para discutir e apresentar sugestões de temas como acesso a prédios públicos e espaços abertos, transportes, moradia, participação social, respeito e inclusão social. Houve debates também sobre participação cívica e emprego, comunicação e informação, além de apoio comunitário e serviços de saúde.

Os encontros foram coordenados pelo médico carioca Alexandre Kalache, doutor em Saúde Pública pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Kalache foi diretor do Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e atualmente é consultor internacional para políticas do envelhecimento.

Comentários

Comentários