Estado registra dois novos casos de gripe A
1-Homem de 58 anos, residente e internado em Novo Hamburgo;
2-Bebê de 5 meses, sexo masculino, residente e internado em Porto Alegre.
Em 2011, até o momento, foram notificados 1.358 casos suspeitos da doença no RS, sendo 99 confirmados (incluindo 13 óbitos), 1.228 descartados e 31 em investigação. O último óbito ocorreu na primeira semana de agosto.
Segundo o CEVS, o monitoramento da gripe A (H1N1) mostra que o número de casos está em franco declínio: somente 7 casos foram confirmados no mês de agosto contra 41 no mês de julho. Contudo, o Centro orienta a população a manter as medidas preventivas, como lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, ventilar os ambientes, afastar os doentes do convívio social por uma semana.
O tratamento com antiviral para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais continua sendo o foco do combate à doença. O medicamento (oseltamivir) deve ser receitado pelo médico em casos suspeitos, de preferência nas primeiras 48 horas do quadro clínico (febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e nas juntas). Está disponível nas farmácias populares e nos locais de dispensação determinados pelas Secretarias Municipais de Saúde.