Geral

Estado registra mais de 8 mil inscritos para concurso de escrivão e inspetor da Polícia Civil

O governo do Estado registra um total de 8216 inscritos no Concurso Público 2010 para os cargos de Escrivão e Inspetor da Polícia Civil. A iniciativa, cujas inscrições encerraram-se em 31 de agosto último, integra o projeto de Recomposição dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro. Ao todo, 500 vagas estão sendo ofertadas, 250 para cada função. Podem participar do certame somente candidatos com curso superior completo.

De acordo com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), o número de inscritos para o cargo de Inspetor soma 4425 candidatos. Para a função de Escrivão, 3791 pessoas se inscreveram. Segundo a Acadepol, oficialmente, ainda não há confirmação das datas das provas.

A previsão, no entanto, é que a prova para o cargo de Escrivão ocorra no próximo dia 10 de outubro e a de Inspetor em 17 de outubro. As provas serão realizadas pela Fundação de Recursos Humanos (FDRH/RS).

Etapas do concurso

A prova para os novos policiais civis é dividida em três partes e terá questões de Língua Portuguesa, Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos), Informática e Conhecimentos Gerais, além de uma Redação. Os aprovados ainda passarão por teste físico, sindicância sobre vida pregressa, exames de saúde e avaliação psicológica. Por último, os classificados serão convocados a participar de um Curso de Formação.

Após a classificação nas provas de capacitação intelectual, todas as demais etapas serão eliminatórias. O candidato matriculado no Curso de Formação Profissional receberá uma bolsa de estudo no valor correspondente a 50% dos vencimentos da primeira classe das carreiras de Escrivão de Polícia e de Inspetor de Polícia, atualmente, no valor de R$ 2.055,16. Conforme a Acadepol, a aprovação no curso de formação profissional será requisito para a nomeação.

Comentários

Comentários