Esportes

Estrela no Verão atende mais de 500 pequenos atletas nas rústicas infantis

Aproximadamente 528 pequenos atletas participaram, nos meses de janeiro e fevereiro, das rústicas infantis, promovidas pela Comunicação Social da Operação Estrela no Verão 2008/2009, da Polícia Civil, que faz parte do Verão Legal RS 2009. Além dos participantes, muitas outras crianças assistiram e torceram pelos amiguinhos, esperando participar na próxima temporada do circuito. No total, foram realizadas sete corridas nas seguintes praias: Balneário Pinhal, Tramandaí, Cidreira, Arroio do Sal, Torres e Capão da Canoa.

Com o pedido de vários pais para que se estenda a idade dos corredores para crianças ainda menores, a fim de que seus filhos pudessem integrar o grupo de pequenos atletas, a coordenação do evento decidiu que, nos casos das crianças muito pequenas, o responsável correria com ela no colo ou de mãos dadas. Desde modo, nenhum baixinho ficou triste por não ter idade de participar, comentou um pai satisfeito com a colocação do nome de sua filha de três anos na lista de inscrição. ''Minha menina não entendia por que o irmão estava inscrito e ela não”, concluiu o pai orgulhoso.

Durante o aquecimento da gurizada, a Comunicação Social da Estrela no Verão divulgou informações, passou algumas dicas de segurança e forneceu aos pequenos corredores telefones úteis para denúncias: 197 da Polícia Civil (PC) e 181 da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Todos os dados repassados para os baixinhos foram cobrados durante o sorteio. Quem prestou atenção, e soube responder às perguntas, ganhou diversos brindes do Sesc e da Agafarma.

A corrida foi dividida em quatro categorias, com percurso de 50 a 300 metros na areia da praia de cada balneário. Os três primeiros lugares de cada bateria ganharam medalhas. Os corredores e seus amigos ganharam pirulitos, camiseta da Polícia Civil (com o solzinho preto e amarelo – logo oficial em época de férias), boné e garrafinha do Sesc. Além disso, foram distribuídos materiais instrutivos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), folders com informações sobre segurança pessoal e patrimonial e água, da Corsan. Nas rústicas que tiveram a parceria com o Sesc, quem pôde entregou um quilo de alimento para a inscrição, que será repassado a entidades do município.

As ações institucionais contaram com as seguintes parcerias: o Serviço Social do Comércio (Sesc), Nacional Supermercados, Fundergs, Corag, Conselho Regional de Odontologia (CRO), Corsan, Prefeituras do Balneário Pinhal e de Capão da Canoa, Agafarma e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

As rústicas infantis, que vem se tornando uma tradição no Projeto Estrela no Verão da Polícia Civil, foram novamente um sucesso este ano. Contribuindo para proporcionar uma integração da comunidade com a Polícia Judiciária, este tipo de atividade tem demonstrado que fortalece os laços de confiança entre a instituição policial e seu público, fator fundamental para ação da polícia no seu dia a dia.

Comentários

Comentários