Geral

Exportações de arroz chegam a 400 mil toneladas em 2010

As exportações do arroz brasileiro alcançaram 61,7 mil toneladas em outubro, com destaque para a retomada das vendas do produto beneficiado devido à recuperação dos preços no mercado internacional. No acumulado do ano, as saídas totalizam 394 mil toneladas. O Rio Grande do Sul é maior produtor do cereal no Brasil e responde por aproximadamente 95% das exportações do país.

De acordo com levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), as vendas do produto beneficiado chegaram a 22,8 mil toneladas, o que representa cerca de 37% do total exportado no mês. O arroz quebrado, com 61% das operações, lidera o perfil de exportação nacional. No mesmo período do ano anterior, o total de saídas atingiu 720,6 mil toneladas.

Enquanto que em 2009 as vendas externas geraram US$ 223,02 milhões, o faturamento deste ano caiu para US$ 95,3 milhões devido às dificuldades cambiais. Para a equipe de Política Setorial do Irga, a realização de leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) deverá ampliar o volume de exportações do arroz beneficiado e favorecer a recuperação do mercado.

Importação

Em outubro, as importações atingiram 112,5 mil toneladas e, no acumulado anual, 703,9 mil toneladas, com um crescimento de 21% sobre igual período de 2009.

Comentários

Comentários